Alienação e liberdade Alienação e liberdade

Alienação e liberdade

Escritos psiquiátricos

    • USD 8.99
    • USD 8.99

Descripción editorial

A obra de Frantz Fanon, psiquiatra e militante anticolonial marcou diversas gerações de ativistas de direitos civis e especialistas em estudos pós-coloniais. Conhecido pelos clássicos Pele negra, máscaras brancas (1952) e Os condenados da terra (1961), o autor deixou também uma significativa e menos conhecida obra ligada a sua experiência como psiquiatra. Os textos deste volume, inéditos em português e inacessíveis até pouco tempo em todo o mundo, tratam da relação entre alienação colonial e doenças mentais.



Esta coletânea de textos propõe uma leitura política do hospital psiquiátrico, associando racismo e psiquiatria colonial: "Uma criança negra, normal, tendo crescido no seio de uma família normal, ficará anormal ao menor contato com o mundo branco", escreve Fanon.



Com uma introdução do pesquisador Jean Khalfa e apresentação do professor de filosofia da UFRRJ Renato Noguera, o livro reúne mais de 20 escritos de Fanon, entre artigos científicos, sua tese em psiquiatria, um curso e textos inéditos publicados no jornal interno do hospital de Blida-Joinville onde ele trabalhou entre 1953 e 1956.

GÉNERO
Política y actualidad
PUBLICADO
2020
25 de mayo
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
400
Páginas
EDITORIAL
Ubu Editora
VENDEDOR
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
6.1
MB

Más libros de Frantz Fanon

Für eine afrikanische Revolution Für eine afrikanische Revolution
2022
5 anos de Ubu 5 anos de Ubu
2021
Escritos políticos Escritos políticos
2021
Por uma revolução africana Por uma revolução africana
2021
Pele negra, máscaras brancas Pele negra, máscaras brancas
2020
Czarna skóra, białe maski Czarna skóra, białe maski
2020