Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura

Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura

    • 6,49 €
    • 6,49 €

Beschreibung des Verlags

Em grande parte da nossa história, primeiro como colônia, depois já como nação, o pensamento brasileiro não fez muito mais do que copiar saberes da Europa, que irremediavelmente nos condenavam. Durante séculos convivemos com uma imagem negativa e pessimista de nós mesmos. Nossa inteligência era um ornamento, um beletrismo ávido por importar as últimas modas, incapaz de produzir conhecimento e impulsionar qualquer mudança real.



Na década de 1930, depois de mais de cem anos de vida independente, finalmente amadureceram novas e fecundas interpretações do Brasil. Começa a se formar outra agenda brasileira, que se projeta pela maior parte do século XX em torno de dois desafios fundamentais: identidade e desenvolvimento. Celso Furtado (1920-2004) foi o pensador que melhor sintetizou essas duas questões.





O líder intelectual do desenvolvimentismo, o visionário da industrialização, o criador da Sudene, o ministro do Planejamento, o economista de prestígio internacional todos conhecem. O humanista e homem de cultura, profundamente brasileiro e cidadão do mundo, se desvela plenamente neste quinto volume dos Arquivos, "Ensaios sobre cultura".





"Desde cedo", diz Rosa Freire d?Aguiar Furtado na Apresentação, "Celso percebeu que o instrumento da economia era insuficiente para entender os problemas do Brasil e do mundo; e que o uso generalizado, e até abusivo, da matemática, e dos grandes modelos econométricos, deixara de lado outras variáveis importantes. [...] Estudar o desenvolvimento a partir de sua dimensão cultural, como ele o fez, era um enfoque inovador, e hoje é visto por pesquisadores no Brasil e no exterior como um de seus aportes teóricos mais originais. Ele costumava dizer que o homem se justifica pelos valores que tem. O desenvolvimento seria menos o resultado da acumulação material do que um processo de invenção de valores, comportamentos, estilos de vida, em suma, de criatividade."





Neste volume vemos o Celso das "Sete teses sobre a cultura brasileira", o pensador das relações entre economia e cultura, o formulador de políticas culturais, o leitor atento dos nossos clássicos: Jorge Amado, Roberto Simonsen, Vianna Moog, Rui Barbosa, Machado de Assis, Tobias Barreto, Euclides da Cunha e, é claro, seu grande amigo Darcy Ribeiro. Um lado menos conhecido, mas essencial, de sua grande obra.





César Benjamin

GENRE
Gewerbe und Technik
ERSCHIENEN
2021
13. Juli
SPRACHE
PT
Portugiesisch
UMFANG
196
Seiten
VERLAG
Contraponto
GRÖSSE
8
 MB

Mehr Bücher von Celso Furtado

Ensaios sobre a Venezuela Ensaios sobre a Venezuela
2021
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Desenvolvimento e subdesenvolvimento
2021
Correspondência intelectual Correspondência intelectual
2021
Formação econômica do Brasil Formação econômica do Brasil
2007
The Myth of Economic Development The Myth of Economic Development
2020
Développement et sous-développement Développement et sous-développement
1966