Arruaças Arruaças

Arruaças

uma filosofia popular brasileira

Luiz Antonio Simas and Others
    • $7.99
    • $7.99

Publisher Description

A filosofia popular brasileira está nas ruas, nas experiências cotidianas e ancestrais, nos conhecimentos herdados e aprendidos nas encruzilhadas, nos terreiros e nos feitiços, na ginga dos malandros, nas veredas dos vaqueiros, nas saias das pombagiras. Saberes que vão tomando o seu espaço, desafiando os conceitos de uma história única e linear e se impondo frente a um conhecimento hegemônico e limitador.



Trata-se, portanto, de uma ativa proposta contra a colonização dos pensamentos e das ideias o que esses três pensadores e professores brasileiros – Luiz Antonio Simas, Luiz Rufino e Rafael Haddock-Lobo – apresentam em Arruaças, um livro povoado de histórias, aprendizagens e encantamentos.



"Arruaça é também uma guerra em que os modos populares têm, como tática, artimanhas não convencionais. O Brasil das sinhás, sinhôs e de toda carga imantada por eles é aquele que precisa ser rasurado pela brasilidade dos viventes que para aqui se bandearam. Seja nas matas, praias, esquinas, rodas, improvisos, várzeas e recantos onde tocam-se tambores, há inúmeras formas de ir ao campo de batalha. Riscando pólvora na rua, botando o corpo na praça ou se emaranhando nos buracos desse chão, existe um infinito repertório de fazeres que nutrem a existência da brasilidade."



Apresentação de Wanderson Flor do Nascimento

Texto de orelhas de Janaína Damasceno

GENRE
Non-Fiction
RELEASED
2020
23 October
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
200
Pages
PUBLISHER
Bazar do Tempo
SELLER
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
SIZE
18.3
MB
O corpo encantado das ruas O corpo encantado das ruas
2019
Umbandas Umbandas
2021
Flecha no tempo Flecha no tempo
2019
São Jorge São Jorge
2026
Pra tudo começar na quinta-feira Pra tudo começar na quinta-feira
2026
As três estrelas do céu As três estrelas do céu
2025