Euclides socialista Euclides socialista

Euclides socialista

Obras Esquecidas

    • $5.99
    • $5.99

Publisher Description

Quem diria que Euclides da Cunha, o mais renomado intelectual militar do Brasil, era um socialista? Assim como Lima Barreto, Oswald de Andrade, Tarsila Amaral e outros grandes literatos brasileiros, Euclides também teve sua militância política apagada da história.



Poucos sabem, mas o autor do clássico Os Sertões foi preso e expulso do Exército, em 1888, por um ato de rebeldia ao quebrar seu sabre numa cerimônia com o ministro da Guerra do Império, Tomás Coelho. Após esse ocorrido, o ex-militar largou a farda e se envolveu com ideias mais iconoclastas, passando a assinar seus artigos e crônicas no jornal A Província de São Paulo, antigo Estadão, com o pseudônimo do anarquista Joseph-Pierre Proudhon, a quem se referia como um dos pensadores mais originais de seu tempo.



Dois anos depois de ter publicado sua obra mais renomada, em 1904, Euclides começa a defender o legado intelectual do comunista alemão Karl Marx, "este inflexível adversário de Proudhon", quando lembra, num artigo histórico, que: "o caráter revolucionário do socialismo está apenas no seu programa radical. Revolução: transformação. Para conseguir, basta-lhe erguer a consciência do proletário (…) Porque a revolução não é um meio, é um fim; embora, às vezes, lhe seja um meio termo, a revolta. Mas esta sem a forma dramática e ruidosa de outrora. As festas do primeiro de maio são, quanto a este último ponto, bem expressivas. Para abalar a terra inteira, basta que a grande legião em marcha pratique um ato simplíssimo: cruzar os braços… Porque o seu triunfo é inevitável".

GENRE
Politics & Current Affairs
RELEASED
2019
9 July
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
120
Pages
PUBLISHER
Autonomia Literária
SELLER
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
SIZE
1.5
MB

More Books by Euclides da Cunha

Os Sertões Os Sertões
2017
Backlands Backlands
2010
Os sertões Os sertões
2023
Os caucheiros Os caucheiros
2022
Brasileiros Brasileiros
2022
A Transacreana A Transacreana
2022