Bitcoin

A utopia tecnocrática do dinheiro apolítico

    • 11,99 лв
    • 11,99 лв

Publisher Description

Em meio a mais uma grave crise do capitalismo, as convicções econômicas e políticas forjadas pelo neoliberalismo são postas em xeque, entre elas o Bitcoin: a moeda "sem Estado", o dinheiro "sem política". Frente a esse cenário de incerteza, o sociólogo e economista-político Edemilson Paraná busca responder às seguintes questões: as criptomoedas representam, de fato, uma alternativa ao regime monetário-financeiro hegemônico ou estão na vanguarda de novas formas de especulação financeira? Servem como ferramenta emancipatória contra a vigilância e controle estatal corporativo ou reproduzem e aprofundam as vicissitudes da dinâmica neoliberal? Para respondê-las, este livro se debruça sobre a real natureza do dinheiro, e o que suas mutações e evoluções recentes nos oferecem para entender a fragilidade em que nos encontramos na atual fase do capitalismo financeirizado.



"Estamos diante de um livro capaz de interessar tanto àqueles engajados em compreender o novo fenômeno das criptomoedas, quanto àqueles empenhados em refletir sobre as transformações mais amplas pelas quais tem passado o dinheiro na economia contemporânea. Analista refinado e crítico social experiente, Edemilson Paraná nos brinda com um dos livros mais instigantes já publicados no Brasil sobre as metamorfoses do dinheiro em uma sociedade que, aparentemente, naturalizou a crise econômica."

Ruy Braga – Departamento de Sociologia, Universidade de São Paulo (USP)



"Edemilson Paraná vem apresentando grande capacidade de pesquisar e explicar, de maneira inovadora, as recentes tendências e transformações do capitalismo. Para tanto, se desloca por diferentes áreas do conhecimento com precisão teórica, rigor analítico e atenção à complexidade empírica. Assim, ele debate, com fluência e inteligência, uma variedade de questões, fazendo conexões perspicazes entre elas."

Luiz Gonzaga Belluzzo – Instituto de Economia, Universidade de Campinas (Unicamp).

GENRE
Non-Fiction
RELEASED
2020
10 July
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
343
Pages
PUBLISHER
Autonomia Literária
SIZE
2.2
MB