Suporte de vida em pediatria
PALS em 5 minutos
Descripción editorial
A parada cardiorespiratória em crianças é freqüentemente precedida da falência cardio-pulmonar que, por sua vez, é resultante da deterioração progressiva da função respiratória ou circulatória, a despeito da natureza da injúria inicial. Como conseqüência desse processo fisiopatológico, pode ocorrer recuperação completa, recuperação parcial com seqüela permanente do sistema neurológico ou morte.
A proporção de resultados desfavoráveis decorre em grande parte da qualidade do atendimento prestado pelos serviços de saúde. Sem dúvida alguma, uma abordagem inicial rápida e adequada diminui muito o número de mortes e de seqüelas observadas na faixa etária pediátrica. Infelizmente ainda se observa, em muitos locais, um atendimento inadequado das crianças com intercorrências graves.
Sendo assim, é essencial que os profissionais que trabalham em áreas de urgência e emergência aprendam a reconhecer rapidamente a criança com patologia ou injúria grave, e a instituir, de forma sistematizada, as medidas iniciais do tratamento. Para alcançar estas metas, o ensino e treinamento em reanimação pediátrica básica e avançada – PALS - devem ser implantados rotimeiramente nos serviços de saúde.
Sociedade Brasileira de Cardiologia.