A bailarina da morte A bailarina da morte

A bailarina da morte

A gripe espanhola no Brasil

    • 5.0 • 1 Rating
    • $10.99
    • $10.99

Publisher Description

Contundente retrato do Brasil durante a pandemia de gripe espanhola, A bailarina da morte investiga a doença mortal que há um século assombrou a humanidade e revela trágicas semelhanças com a covid-19.

No início do século XX, uma doença chegou ao Brasil a bordo de navios vindos da Europa. A gripe espanhola, como ficou conhecida a explosão pandêmica de uma mutação particularmente letal do vírus H1N1, matou dezenas de milhares de pessoas no país e cerca de 50 milhões no mundo inteiro.
Altamente contagiosa, a moléstia atingiu todas as regiões brasileiras. A "influenza hespanhola" paralisou a economia e desnudou a precariedade dos serviços de saúde. Disputas políticas e atitudes negacionistas de médicos e governantes potencializaram o massacre, que vitimou sobretudo os pobres. Iludida por estatísticas maquiadas e falsas curas milagrosas, a população ficou à mercê do vírus até o súbito declínio da epidemia, no começo de 1919.
A partir de um vasto acervo de fontes e imagens da época, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling recriam o cotidiano da vida e da morte durante o reinado de terror da "gripe bailarina", uma das maiores pandemias da história.

"Um atestado visceral de que não se lembrar da própria história é condenar-se a repeti-la. Nesta história com toques de ciência e por vezes ciência em contexto histórico, temos uma oportunidade para reconhecer que já estivemos aqui antes, numa pandemia que de fato concluiu um século. Quem sabe desta vez aprendemos a lição?" — Suzana Herculano-Houzel

"Entre negação da ciência, curas milagrosas e uma doença que escancarou as desigualdades sociais da época, os historiadores do futuro, ao analisar a brilhante obra de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling sobre a pandemia de 1918 — escrita durante a pandemia de 2020 —, indagarão, perplexos: Mas como pode ser possível que, em cem anos, não aprenderam nada?" — Natalia Pasternak

"Em um mundo já fragilizado pela Primeira Grande Guerra, a gripe espanhola colocou em evidência a vulnerabilidade humana diante de um novo vírus. Este livro narra com maestria as rotas e a velocidade de disseminação da doença, ao mesmo tempo em que acentua as dificuldades e os equívocos para seu enfrentamento no Brasil oligárquico da Primeira República. Convida-nos a refletir sobre o valor da imaginação histórica para a abordagem da crise contemporânea." — Nísia Trindade Lima

GENRE
History
RELEASED
2020
October 9
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
368
Pages
PUBLISHER
Companhia das Letras
SELLER
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
SIZE
8.9
MB
Brasil: uma biografia - Pós-escrito Brasil: uma biografia - Pós-escrito
2018
Quando acaba o século XX Quando acaba o século XX
2020
La Primera Clase La Primera Clase
2014
As barbas do imperador As barbas do imperador
1998
A Primeira Aula A Primeira Aula
2014
Brazilian Authoritarianism Brazilian Authoritarianism
2022
A máquina do ódio A máquina do ódio
2020
Crises da democracia Crises da democracia
2020
Brasil dos humilhados Brasil dos humilhados
2022
Coronavírus Coronavírus
2020
Um paciente chamado Brasil Um paciente chamado Brasil
2020
Casta Casta
2021