Estado, Território e Imaginação Espacial: o caso da Fundação Brasil Central Estado, Território e Imaginação Espacial: o caso da Fundação Brasil Central

Estado, Território e Imaginação Espacial: o caso da Fundação Brasil Central

    • $21.99
    • $21.99

Publisher Description

Em 1943, dezenas de homens partiram de São Paulo para o interior de Goiás e Mato Grosso com a missão oficial de explorar locais considerados selvagens. Era o início da Expedição Roncador-Xingu (ERX), empreendimento do Estado Novo que visava expandir a autoridade federal para regiões tidas como "vazias", a exemplo da Amazônia e do Centro-Oeste. Pouco depois, a ERX foi incorporada pela Fundação Brasil Central (FBC), órgão público que intensificaria o processo de colonização de áreas a respeito das quais não havia sequer dados cartográficos e demográficos precisos.

Este livro desbrava o papel da FBC na relação entre o Estado brasileiro e o espaço da nação - relação marcada por projetos grandiosos de desenvolvimento, cidades planejadas, disputas de terras e migrações forçadas. Amparado em vasta documentação, o autor explica como certas ideias sobre o território nacional moldaram os contornos do Estado brasileiro e, por extensão, nossa própria identidade como povo.

GENRE
History
RELEASED
2012
November 14
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
224
Pages
PUBLISHER
Editora FGV
SELLER
Fundacao Getulio Vargas
SIZE
847.9
KB

More Books by João Marcelo Ehlert Maia