Regras para radicais Regras para radicais

Regras para radicais

guia prático para a luta social

    • $13.99
    • $13.99

Publisher Description

Publicado pela primeira vez em 1971, Regras para radicais, do estadunidense Saul Alinsky, foi escrito em meio a efervescências políticas como a Guerra do Vietnã e a luta pelos direitos civis. A obra, que desde então virou referência na formação de ativistas, apresenta os princípios teóricos e políticos do movimento de organização das comunidades estadunidenses, em especial as urbanas. Como um guia político, Regras para radicais traz ideias e orientações para mudanças sociais a partir de construções coletivas, além de abordar os princípios organizativos e de formação de lideranças populares.



Na apresentação, Alessandra Orofino reflete sobre as mudanças da organização política daqueles anos para os dias atuais: "Sua crença era num tipo de organização comunitária que em muito difere do ativismo narcísico dos tempos atuais – aquele baseado em perfis mais do que em pessoas, e até na produtização da atividade política, que vira marca a ser apropriada, vendida ou alugada. As lideranças comunitárias defendidas por Alinsky não eram superestrelas, e sim organizadores, pessoas capazes de ajudar uma comunidade a encontrar a si mesma, a identificar seus interesses e recursos e se mover em uníssono em prol de um objetivo comum".



Regras para radicais chega ao Brasil pela primeira vez e em meio a disputas jamais imaginadas por Alinsky, como a concentração de poder das big techs, a ascensão da extrema direita no mundo e novos debates sobre identidade e interseccionalidade. Para Áurea Carolina e Roberto Andrés, que assinam a orelha da obra, as táticas propostas pelo autor permanecem atuais: "Elas foram pensadas para que o lado mais frágil da sociedade seja capaz de vencer disputas contra aqueles com muito poder".



Trechos



"Nós começamos com o sistema porque não há outro lugar para começar, a não ser a insanidade política. É sumamente importante que nós, os que queremos a mudança revolucionária, entendamos que revolução tem de ser precedida de reforma.

GENRE
Politics & Current Events
RELEASED
2024
August 16
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
246
Pages
PUBLISHER
Boitempo Editorial
SELLER
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
SIZE
3.2
MB
Rules for Radicals Rules for Radicals
1989
Killers, Assassins and Revolutionaries: The Playboy Interview Killers, Assassins and Revolutionaries: The Playboy Interview
2013
Thirteen Tactics for Realistic Radicals Thirteen Tactics for Realistic Radicals
2016
Reveille for Radicals Reveille for Radicals
1989
John L. Lewis: An Unauthorized Biography John L. Lewis: An Unauthorized Biography
2021
Radicali, all’azione! Radicali, all’azione!
2020