Ciência e existência Ciência e existência

Ciência e existência

Problemas filosóficos da pesquisa científica

    • CHF 14.00
    • CHF 14.00

Beschreibung des Verlags

"A pesquisa científica é o momento culminante de um processo de extrema amplitude e complexidade pelo qual o homem realiza sua suprema possibilidade existencial, aquela que dá conteúdo à sua essência de animal que conquistou a racionalidade: a possibilidade de dominar a natureza, transformá-la, adaptá-la às suas necessidades. Este processo chama-se conhecimento. [...]


Para compreender e fundamentar o conhecimento, não partimos de um sujeito absoluto, como é o caso do "eu penso", simples ideia intemporal, metafísica e de garantia unicamente subjetiva, relativa a um "eu" que não é ninguém, que não está em situação no espaço e no tempo, mas do fato histórico, social, objetivo de que ?nós pensamos?."


Álvaro Vieira Pinto


* * *


Álvaro Vieira Pinto (1909-1987) foi um dos mais completos intelectuais brasileiros. Formado, sucessivamente, em medicina, física e matemática, tornou-se catedrático da Faculdade de Filosofia da então Universidade do Brasil (hoje UFRJ) e ganhou projeção a partir de 1956, quando se juntou ao grupo de fundadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), cujo Departamento de Filosofia passou a chefiar.


Ali, instalado no centro dos debates do ciclo desenvolvimentista, dedicou-se a pensar filosoficamente os vários modos de pensar o ser nacional a partir da periferia do sistema-mundo. Nação, projeto, trabalho, desenvolvimento, construção de identidades foram temas que permearam sua fecunda reflexão. Exerceu forte influência sobre Paulo Freire, Darcy Ribeiro e outros pensadores do Brasil.


O golpe militar de 1964 levou-o ao exílio no Chile, onde passou a dar aulas nos cursos avançados do Centro Latino-Americano de Demografia (Celade), ligado à Organização das Nações Unidas. Lá, em 1967, escreveu Ciência e existência, uma das suas obras mais importantes.


O conhecimento, ele diz, é uma propriedade da matéria viva, capaz de sentir o ambiente e reagir a ele. Atinge a máxima perfeição quando, no homem, se torna um saber metódico, autorreflexivo e cumulativo, que, por isso, se apresenta como um processo. Ele culmina quando o homem se torna consciente de sua racionalidade e organiza seu uso, seu aperfeiçoamento e sua transmissão, atingindo a capacidade de elaborar conceitos. A reflexão teórica e a experimentação sistemática são atividades do homem no mundo, e a diversidade de métodos constitui um fato empírico, que o pesquisador tem que reconhecer e aceitar.


Tudo isso é parte do modo de adaptação que molda a vida desses seres únicos, os humanos, que produzem sua própria existência e se adaptam ativamente à natureza, pelo ato de adaptá-la a si mesmo. Nada há de transcendental nisso: "A consciência humana, que será a fonte e o agente da criação científica, inclui-se na continuidade de um processo natural e participa dos traços essenciais que o definem, distinguindo-se apenas pela complexidade que atingiu."


Vieira Pinto não trata aqui de técnica, mas, como diz o subtítulo do livro, dos problemas filosóficos que cercam a pesquisa científica. Num tempo de granes especializações, é uma reflexão cada vez mais necessária.


Cesar Benjamin

GENRE
Sachbücher
ERSCHIENEN
2020
18. Dezember
SPRACHE
PT
Portugiesisch
UMFANG
763
Seiten
VERLAG
Contraponto Editora
GRÖSSE
2.4
 MB

Mehr Bücher von Álvaro Vieira Pinto

Consciência e realidade nacional - volume 2 Consciência e realidade nacional - volume 2
2021
Consciência e realidade nacional - volume 1 Consciência e realidade nacional - volume 1
2021
O Conceito de Tecnologia - volume 1 O Conceito de Tecnologia - volume 1
2021
O Conceito de Tecnologia - volume 2 O Conceito de Tecnologia - volume 2
2021