Viva la revolución Viva la revolución

Viva la revolución

A era das utopias na América Latina

    • $7.900
    • $7.900

Descripción editorial

Brilhante reunião de ensaios que retratam quarenta anos de interesse contínuo do grande historiador britânico pela América Latina.

Após o triunfo de Fidel Castro em Cuba, em janeiro de 1959, e mais ainda após a tentativa fracassada de golpe dos americanos na Baía dos Porcos, dois anos depois, "não havia intelectual [de esquerda] na Europa ou nos Estados Unidos que não sucumbisse ao feitiço da América Latina, continente onde aparentemente borbulhava a lava das revoluções sociais", escreveu Eric Hobsbawm. Mas o caso do grande historiador britânico era especial: ele dizia que a América Latina era a única região do mundo, além da Europa, que conhecia bem e onde se sentia totalmente em casa.
Membro do Partido Comunista da Grã-Bretanha desde seus dias de estudante na Universidade de Cambridge, Eric visitou Cuba no verão de 1960. Em 1962, passou três meses viajando entre Brasil, Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Colômbia. No Brasil, ficou chocado com o atraso econômico e a pobreza que encontrou, mas também reconheceu o "imenso" potencial dos trabalhadores do campo no Nordeste brasileiro, "aquela vasta área de cerca de 20 milhões de habitantes que deu ao país os seus mais famosos bandidos [e] revoltas camponesas".

GÉNERO
Historia
PUBLICADO
2017
22 de septiembre
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
560
Páginas
EDITORIAL
Companhia das Letras
VENTAS
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
4.5
MB

Más libros de Eric Hobsbawm & Leslie Bethell

Un tiempo de rupturas Un tiempo de rupturas
2013
Naciones y nacionalismo desde 1780 Naciones y nacionalismo desde 1780
2022
Sobre el nacionalismo Sobre el nacionalismo
2021
Les enjeux du XXIe siècle Les enjeux du XXIe siècle
2023
Industria e imperio Industria e imperio
2023
Revolucionários Revolucionários
2023