• $ 32.900,00

Descripción de editorial

O grande poeta Paul Valéry (1871-1945) foi também um ensaísta com vasta e importante produção. Escreveu sobre os mais variados assuntos – desde a dança, passando pela pintura, pela política e pela filosofia.



Estão reunidos nesse livro seus mais relevantes ensaios de filosofia. O leitor verá que é amplíssimo o leque de interesses do ensaísta. Há textos sobre autores como Nietzsche e Edgar Allan Poe, sobre o ofício do cirurgião, o corpo e o sonho. Há também um primoroso estudo sobre Leonardo da Vinci e a filosofia.



Nesse conjunto de reflexões de filosofia se destacam os textos sobre Descartes. À primeira vista pode parecer intrigante o interesse do poeta pelo pensador que fundou o racionalismo na Filosofia Moderna. A leitura dos ensaios sobre o grande filósofo mostra que Valéry mergulhou fundo em sua obra e operou uma espécie de transmutação de tudo que tem sido dito sobre Descartes.São cinco ensaios que obrigam o leitor a deixar de lado o já conhecido para se aventurar na descoberta de um novo Descartes.



A força de pensamento encontrada nos ensaios de Valéry explica-se pelos caminhos livres na filosofia que a poesia entreabre. Se fosse possível resumir em uma fórmula, Valéry explora o que há entre o Ser e o Não-ser. Ele incorpora ao pensamento uma dimensão temporal, de modo que é possível afirmar que a sua é uma filosofia do sendo.

GÉNERO
No ficción
PUBLICADO
2020
November 26
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
300
Páginas
EDITORIAL
Bazar do Tempo
VENDEDOR
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
1.9
MB

Más libros de Paul Valéry