A desertificação neoliberal no Brasil A desertificação neoliberal no Brasil

A desertificação neoliberal no Brasil

(Collor, FHC e Lula)

    • $ 24.900,00
    • $ 24.900,00

Descripción editorial

Em A desertificação neoliberal no Brasil, o leitor pode encontrar elementos para a compreensão das consequências e repercussões mais nefastas do neoliberalismo em nosso país. O autor mostra-nos de que modo a pragmática erigida após o Consenso de Washington se enraizou em nosso solo desde Collor até os dias atuais.



Formula uma questão provocativa: quais são os traços de continuidade em três governos aparentemente tão diferentes, como os de Collor, FHC e mesmo de Lula? E, ao fazer isso, ajuda-nos a compreender por que os projetos alternativos, uma vez no governo, acabam sintonizados com o receituário neoliberal.



A desertificação neoliberal no Brasil, de Ricardo Antunes, traz fotografias e fragmentos de uma década de devastação social em nosso país. Década iniciada com Fernando Collor de Mello, em 1990, que nos legou um brutal processo de privatização, um amplo leque de desregulamentações, um intenso processo de reestruturação, um vasto movimento de financeirização e um enorme e desmesurado ritmo de precarização social. Em síntese, como apresenta o autor, foi uma era de informatização inserida numa época de informalização.

Se essa década se iniciou com Collor de modo aventureiro, foi, entretanto, com Fernando Henrique Cardoso que a década do social-liberalismo deslanchou, ao comandar o país por oito anos. Tratava-se, como o livro apresenta, de outra racionalidade, porém, dentro do mesmo ideário desenhado pelo Consenso de Washington. Como principal consequência da década neoliberal, o Brasil viu desmoronar quase toda a arquitetura construída no período getulista.



Se a vitória de Lula em 2002 sinalizava, em alguma dimensão, o principiar da desmontagem da fase neoliberal, um ano e meio depois, pode-se constatar que os elementos de continuidade suplantaram em muito os traços de descontinuidade, abafando as possibilidades de ruptura.

GÉNERO
No ficción
PUBLICADO
2005
1 de marzo
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
182
Páginas
EDITORIAL
Autores Associados
VENTAS
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
2.3
MB

Más libros de Ricardo Antunes

O renascimento de Marx O renascimento de Marx
2023
Capitalismo pandêmico Capitalismo pandêmico
2022
Curso Livre Engels Curso Livre Engels
2021
Onde Está o Branco em Ti? Onde Está o Branco em Ti?
2021
Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0 Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0
2020
Coronavírus Coronavírus
2020