A longa viagem da biblioteca dos reis

Do terremoto de Lisboa à Independência do Brasil

    • $ 29.900,00
    • $ 29.900,00

Descripción editorial

A história da Real Biblioteca portuguesa, que deu origem à Biblioteca Nacional brasileira, contada a partir de sua destruição no grande terremoto de Lisboa, em 1755. A narrativa, enriquecida de mais de 400 ilustrações, acompanha a reconstrução do acervo feita pelo marquês de Pombal e chega até a Independência do Brasil, quando d. Pedro I adquiriu a coleção.
Primeiro de novembro de 1755, dia de Todos os Santos. A população de Lisboa se apronta para viver mais um pacato dia de feriado, sem imaginar o mal que vinha da terra. Em poucas horas, um terremoto devastador, seguido de incêndio e maremoto, destruiria a capital do Império e, junto com ela, sua célebre Real Biblioteca, fruto dos livros reunidos pelos monarcas portugueses por séculos.
A narrativa de A longa viagem da biblioteca dos reis começa a partir desse episódio e percorre eventos fundamentais da história brasileira, sempre através dos livros. A antropóloga Lilia Schwarcz acompanha a reconstrução do acervo nas mãos do marquês de Pombal, os tempos incertos de d. Maria I, o angustiante momento da fuga da família real - que atravessava o Atlântico pela primeira vez - e as vicissitudes de sua nova vida nos trópicos, até chegar ao processo de independência brasileiro - quando se pagou, e muito, pela Real Biblioteca.
A longa viagem da biblioteca dos reis refaz muitas jornadas e mostra como, por intermédio de bibliotecários mal-humorados, obras selecionadas, ilustrações raras e muitos sistemas de classificação, pode-se contar uma outra história desse mesmo país.

GÉNERO
Historia
PUBLICADO
2002
21 de octubre
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
608
Páginas
EDITORIAL
Companhia das Letras
VENTAS
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
69.6
MB

Más libros de Lilia Moritz Schwarcz

2018
2021
2020
2020
2019
2019