A Diplomacia da Americanização de Salvador de Mendonça (1889-1898) A Diplomacia da Americanização de Salvador de Mendonça (1889-1898)

A Diplomacia da Americanização de Salvador de Mendonça (1889-1898‪)‬

Descripción editorial

A transição da Monarquia para a República no Brasil foi cercada de conturbados eventos no plano interno, em razão do "vazio de poder" decorrente das instituições decaídas, e no plano externo, eleito como ponto de referência e de legitimidade para a boa condução do país. Partindo do pressuposto de que havia porosidade entre a política interna e a política externa, a diplomacia exerceu alta influência nos acontecimentos domésticos nacionais, referendando principalmente o relacionamento com os Estados Unidos como o ponto de apoio à instável política interna. O maior representante dessa linha de atuação foi Salvador de Mendonça, diplomata do Brasil nos Estados Unidos. Americanista convicto, ele diplomata trabalhou pela aproximação - leia-se americanização - do Brasil, intervindo em três ocasiões: na Conferência Americana de 1889-1890 em Washington, na assinatura do Tratado de Reciprocidade Comercial de 1891 e durante a Revolta da Armada no Rio de Janeiro em 1893-1894. Fundamentando a pesquisa em sua na correspondência diplomática, o autor desta obra mostra a importância da atuação de Salvador de Mendonça na aproximação com os Estados Unidos, processo que ao longo de quase uma década tornou sinônimas as idéias de republicanização e americanização da esfera política brasileira.

GÉNERO
Técnicos y profesionales
PUBLICADO
2013
10 de enero
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
180
Páginas
EDITORIAL
Editora UNESP
VENDEDOR
ACD LIVROS DIGITAIS LTDA
TAMAÑO
543.9
KB

Otros clientes también compraron

Ensaios sobre Direito Internacional e Relações Internacionais Ensaios sobre Direito Internacional e Relações Internacionais
2017
Estatuto da criança e do adolescente Estatuto da criança e do adolescente
2018