A Arte de Vencer uma Discussão sem Precisar de Ter Razão A Arte de Vencer uma Discussão sem Precisar de Ter Razão

A Arte de Vencer uma Discussão sem Precisar de Ter Razão

    • 7,99 €
    • 7,99 €

Beschreibung des Verlags

Acontece com frequência uma pessoa estar objetivamente certa e, no entanto, aos olhos dos outros e, às vezes, aos seus próprios, sair-se pior numa discussão, sendo confundida ou refutada por argumentos meramente superficiais. Por exemplo, apresenta uma prova de alguma afirmação, mas o seu adversário refuta-a e, assim, parece ter refutado a afirmação para a qual, no entanto, pode haver outras provas. Neste caso, é claro, o adversário e a pessoa trocam de lugar - ele sai-se melhor, embora, na verdade, esteja errado.

Assim, a vitória numa disputa deve-se muitas vezes não tanto à correção de um julgamento ao declarar uma afirmação, mas sim à astúcia e à argumentação com que ela foi defendida.
Se o leitor perguntar como é que isto acontece, respondemos que é simplesmente a vileza natural da natureza humana. Se a natureza humana fosse inteiramente honrada, não deveríamos, em nenhum debate, ter outro objetivo que não a descoberta da verdade.

Para vencer uma discussão não é fundamental ter razão, é apenas necessária a arte e o engenho de refutar as afirmações do adversário e conduzir a audiência a tomar o seu partido.
A Arte de Vencer uma Discussão Sem Precisar de Ter Razão é a arte de disputar uma conversa de modo a ganhar a contenda mantendo o seu ponto de vista, independentemente de estar certo ou errado.
Arthur Schopenhauer propõe explicar de que maneira podemos fazer com que as nossas ideias tenham sucesso apesar da sua falsidade ou da sua inconsistência.

O filósofo precursor do pessimismo aponta que a verdade objetiva de uma afirmação e a sua aprovação por aqueles que a discutem não são a mesma coisa. Devido à perversidade natural do ser humano, nas disputas quotidianas, de facto, o objetivo não é a descoberta da verdade, mas sim o desejo fútil de ter razão.

GENRE
Belletristik und Literatur
ERSCHIENEN
2022
5. Januar
SPRACHE
PT
Portugiesisch
UMFANG
88
Seiten
VERLAG
Alma dos Livros
GRÖSSE
1,4
 MB

Mehr Bücher von Arthur Schopenhauer

Die Kunst, Recht zu behalten. Eristische Dialektik Die Kunst, Recht zu behalten. Eristische Dialektik
2013
100 Meisterwerke der Weltliteratur - Klassiker die man kennen muss 100 Meisterwerke der Weltliteratur - Klassiker die man kennen muss
2021
Aphorismen zur Lebensweisheit Aphorismen zur Lebensweisheit
2013
Die Kunst Recht zu behalten Die Kunst Recht zu behalten
2019
Gesammelte Werke: Die Welt als Wille und Vorstellung + Parerga und Paralipomena + Eristische Dialektik + Vorlesungen + Abhandlungen und mehr Gesammelte Werke: Die Welt als Wille und Vorstellung + Parerga und Paralipomena + Eristische Dialektik + Vorlesungen + Abhandlungen und mehr
2014
The Essays of Arthur Schopenhauer: the Wisdom of Life The Essays of Arthur Schopenhauer: the Wisdom of Life
1860