Além do PT Além do PT

Além do PT

A crise da esquerda brasileira em perspectiva latino-americana

    • 4,49 €
    • 4,49 €

Beschreibung des Verlags

Na abertura do presente ensaio, Fabio Luis Barbosa dos Santos declara não se arrepender de ter votado e defendido o PT. Não é o único, claro. Porém, de tanto se votar e defender, naturalizou-se a identificação entre esquerda e PT. Nela reside um dos principais fatores do imobilismo político de agora. Por isso, o autor considera um imperativo político incontornável fazer o luto do PT.



Diante da crise terminal que o consome, por que não ajudar seus militantes a atravessar o estágio inicial de negação — e de paranoia — em que se encontram? Ao contrário do que ainda fantasiam, não era bem um cerco que vinha se armando e fechando em torno da esquerda. Fazia tempo que o PT era a parte mais ativa desse mesmo cerco ao campo popular, que lograra afinal asfixiar e por fim desmoralizar depois de havê-lo instrumentalizado até à corda.



Fabio Luis demonstra o seu argumento por um ângulo surpreendente e, ao meu ver, fulminante: enterrar essa mentalidade de cerco estendendo o luto a ser feito até a chamada onda progressista sul-americana, iniciada com a eleição de Hugo Chávez, em 1998, e que dezoito anos depois veio morrer justamente na praia petista. Vista pelo prisma desse esgotamento continental, o nosso muda inteiramente de figura.



Segundo o autor, a derrocada não menos calamitosa dos governos progressistas-extrativistas se explica muito pouco pela pressão imperialista de sempre, que no limite se confunde com a história do subcontinente, e muito mais pela economia política do petismo, que projetou seu modo de regulação de conflito social, juntamente com seus famigerados "campeões nacionais", para o seu entorno estratégico regional. Menos um cerco geopolítico do que um projeto de poder exercido para conter a expectativas de mudança, não somente no país mas em toda a região. A ser assim, fica a dúvida: melancolia e luto pela esquerda petista sim, mas pelo poder petista?



— Paulo Arantes

GENRE
Politik und Zeitgeschehen
ERSCHIENEN
2017
30. April
SPRACHE
PT
Portugiesisch
UMFANG
256
Seiten
VERLAG
Editora Elefante
GRÖSSE
1,7
 MB

Mehr Bücher von Fábio Luis Barbosa dos Santos

Cuba no século XXI Cuba no século XXI
2017
Entre a utopia e o cansaço Entre a utopia e o cansaço
2024
O médico e o monstro O médico e o monstro
2021
Fronteiras da dependência Fronteiras da dependência
2021
México e os desafios do progressismo tardio México e os desafios do progressismo tardio
2019
Uma história da onda progressista sul-americana (1998-2016) Uma história da onda progressista sul-americana (1998-2016)
2018