As Viagens As Viagens

As Viagens

    • 3,49 €
    • 3,49 €

Beschreibung des Verlags

Figura de proa da literatura brasileira, Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (16.12.1865 – 28.12.1918), foi jornalista, escritor e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.


Em 1883, publicou as suas primeiras poesias na Gazeta Académica. Nesse mesmo ano, conheceu o poeta Alberto de Oliveira e a sua irmã, Amélia de Oliveira, por quem se apaixonou, mas foi impedido de casar, pois a família não aceitava a vida boémia do poeta. 

Colaborou depois com vários jornais e revistas como a Gazeta de Notícias, a Semana e o Diário de Notícias, tornando-se amigo de Machado de Assis,  Coelho Neto, Raúl Pompeia, Raimundo Correia, Aluízio Azevedo, para além do citado Alberto de Oliveira, com quem partilhou a glória do parnasianismo, escola literária essencialmente poética, contemporânea do realismo-naturalismo.

Olavo Bilac teve participação igualmente intensa na política. Republicano e nacionalista, escreveu a letra do hino «Hino à Bandeira». Durante a revolta da Armada, em 1893, foi perseguido pelo governo do marechal Floriano Peixoto. 

Eleito o primeiro «Príncipe dos Poetas Brasileiros», editou em 1902 este conjunto de 14 poemas independentes (quase sempre sonetos) intitulado «Viagens», dedicado às grandes viagens do Homem, incluindo o célebre poema «Sagres», publicado por ocasião do quarto centenário do descobrimento da Índia, em 1898.


«As Viagens» integra a colecção Clássicos da Literatura Brasileira, da editora Atlântico Press, uma publishing company, no mercado editorial desde 1992.

  • GENRE
    Belletristik und Literatur
    ERSCHIENEN
    2019
    25. Januar
    SPRACHE
    PT
    Portugiesisch
    UMFANG
    26
    Seiten
    VERLAG
    Atlântico Press
    GRÖSSE
    920,2
     kB

    Mehr Bücher von Olavo Bilac

    Contos para Velhos Contos para Velhos
    2013
    As Viagens As Viagens
    2013
    10 Melhores Crônicas - Olavo Bilac 10 Melhores Crônicas - Olavo Bilac
    2023
    Dom Quixote Dom Quixote
    2023
    Tarde Tarde
    2023
    Contos para velhos - textos selecionados Contos para velhos - textos selecionados
    2022