• 0,99 €

Beschreibung des Verlags

Este livro é o primeiro "ebook" de Literatura de Cordel: não se trata de uma edição facsímile (reprodução fotográfica de um livro em papel) mas bem de um pequeno livro feito em formato epub e mobi para uma leitura optimizada no seu Tablet ou Smartphone.

A "Literatura de cordel" também conhecida no Brasil como "folheto", é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. Para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro.


Conteúdo:

Introdução: poéticas poéticos

Lygia Clark: a mãe experimental

Hélio Oiticica: o pai heróico

Nelson Leirner: o padrinho pop

Artur Barrio: o filho adotivo

Cildo Meireles: o filho pródigo

Tunga: o filho querido aguerrido

Ernesto Saboia: o Neto bem sucedido


Informações sobre esta publicação:


Cordelista: Isael de Carvalho

Nascido em 16/05/1962 na localidade de Brejal, interior de Petrópolis, o cordelista Isael de Carvalho por ter nos temas humorísticos o lado mais forte de suas produções é conhecido na feira de São Cristóvão como o Genival Lacerda da literatura de cordel. Hoje Isael de Carvalho é membro efetivo da Academia Brasileira de Literatura de Cordel: ABLC, cadeira numero treze.


Conceito & edição: Kristofer Paetau

Nascido em 27/03/1972 na localidade de Porvoo, interior de Finlândia, o artista Kristofer Paetau por ter nos temas críticos o lado mais forte de suas produções é conhecido pelo mundo fora por seu tom polemista, partilhando a autoria de muitos projetos com seu amigo Ondrej Brody. Hoje Kristofer Paetau é membro de nenhuma academia e representado por nenhuma galeria,...

GENRE
Kultur und Unterhaltung
ERSCHIENEN
2013
7. Februar
SPRACHE
PT
Portugiesisch
UMFANG
4
Seiten
VERLAG
E-artnow
GRÖSSE
169.4
 kB