Emi E Éon, O Caso Imperturbável Emi E Éon, O Caso Imperturbável

Emi E Éon, O Caso Imperturbável

    • 1,49 €
    • 1,49 €

Beschreibung des Verlags

Emi e Éon, o caso imperturbável é um ensaio e uma historinha curta. Busquei realizar uma alegoria. Alguém fala, alguém diz o que acontece, lembra acontecimentos. Mas para esse alguém parece meio complicado explicar o que não é exato, o que não vive no modo usual de ser-agora. O que penso não é o que o outro pensa. Mas aos poucos vai a descobrir um eu-sou, um eu-mundo. No entanto, a história vivida do outro, aqueles-entes parece mais um mito, essa relação deixa no ar esse ser que busca ser ou quer entender com a facticidade da história como objeto, como documentada ou como alegoria.
O leitor verá em tudo uma comédia que pouco a pouco se transforma. Não que fique sério ou dramático, mas que o interroga, o esclarece, o faz compreender. É um movimento que leva o entendimento ao leitor, ao si-mesmo que se esclarece. A existencialidade da existência como alegoria segue, as narrativas se mantém, as indicações, as retomadas se transformam. Modifica-se o entendimento do que antes era evidente, aos poucos as mesmas coisas que eram tão estranhas ganham significados mais coesos, produzem sentidos. Um modo de levar esse processo hermenêutico ao leitor. O texto é esse fenômeno que aparece, e é o discurso como um arauto que apresenta um caminho para se chegar ao eu-mundo.
Por isso parece um conto, e é. E por isso, um ensaio que é um conto.
Essa alegoria sobre a história de Noé e Noemi foi picotada o suficiente para se saber onde vai o corte perceptivo, onde pode ver o que ali não está. E foi ajuntado, anotado mais sobre tudo para que se desloque do lugar-comum, do mito, do religioso puramente. Nesse momento, depois de andarem por aí à deriva, Noé ou Éon, ou Neo, ou Chao, enfim, levou a arca para a lavação do tipo lava jato que tem em postos de combustível. A arca é um conversível, uma banheira ou uma piscina de tão grande.
Narra um pedaço dessa anti-história o cronista, o amigo que pegou uma carona. E também o autor que fica meio deslocado disso. Mas o comentarista de tudo isso ajuda a deslindar, nem muito, mas um tanto os neologismos recorrentes.
Por causa disso, por serem tantos em um e ao mesmo tempo com tantos significados houve essa transposição para um dia além do comum. E mais porque é feito ao modo de um ensaio, o leitor sofre um pouco, mas depois entende que há em tudo uma certa moralidade, algo que nos leva a ser navegadores no barco da vida.
pmnt

GENRE
Sachbücher
ERSCHIENEN
2020
22. Oktober
SPRACHE
PT
Portugiesisch
UMFANG
55
Seiten
VERLAG
Pedro Moreira Nt
GRÖSSE
666,7
 kB

Mehr Bücher von Pedro Moreira Nt

Maldições de Verão Maldições de Verão
2024
Distance Distance
2024
Educación Y Singularidad Educación Y Singularidad
2023
Altars of a Disappeared Knowledge Altars of a Disappeared Knowledge
2023
Zamber and Amir Zamber and Amir
2023
Autumn Times Autumn Times
2023