O eu soberano O eu soberano

O eu soberano

Ensaio sobre as derivas identitárias

    • 5,0 • 1 Bewertung
    • 8,49 €
    • 8,49 €

Beschreibung des Verlags

Ao fazer um balanço do tempo presente e das várias definições de identidade hoje possíveis, a renomada historiadora e psicanalista francesa Elisabeth Roudinesco analisa neste livro a natureza e os perigos do que chama de derivas identitárias.

Depois de vinte anos, os movimentos de emancipação parecem ter mudado de direção. Já não se perguntam como transformar o mundo para que ele seja melhor, mas dedicam-se a proteger as populações daquilo que as ameaça: desigualdades crescentes, invisibilidade social, miséria moral. As pessoas exibem seus sofrimentos, denunciam as ofensas, dão livre curso a seus afetos, como marcadores identitários que exprimem um desejo de visibilidade. Em contraponto, consolida-se uma outra maneira de submeter-se à mecânica identitária: o isolamento. Essa é a tese de Elisabeth Roudinesco em O Eu soberano, livro provocador em que a autora se pergunta: o que fez com que os engajamentos emancipadores de outrora, notadamente as lutas anticoloniais e feministas, se fechassem de tal forma sobre si mesmas?

À luz de Freud e Lacan, das obras de Sartre, Simone de Beauvoir, Aimé Césaire, Fanon, Judith Butler, Foucault e Derrida, Roudinesco tece os fios que unem os debates acerca de identidade, gênero, raça, interseccionalidade, pós-colonialismo, nacionalismo, República, extremismo e religião, buscando identificar o significado das mudanças contemporâneas na relação com a alteridade.

GENRE
Gesundheit, Körper und Geist
ERSCHIENEN
2022
15. Februar
SPRACHE
PT
Portugiesisch
UMFANG
304
Seiten
VERLAG
Zahar
ANBIETERINFO
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
GRÖSSE
1,7
 MB
Our Dark Side Our Dark Side
2013
El yo soberano El yo soberano
2023
The Sovereign Self The Sovereign Self
2022
Simpósio 70 anos! Simpósio 70 anos!
2022
Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo
2016
A análise e o arquivo A análise e o arquivo
2006