O mito nazista O mito nazista

O mito nazista

seguido de O espírito do Nacional-socialismo e o seu Destino

    • 6,99 €
    • 6,99 €

Beschreibung des Verlags

O mito nazista de Philippe Lacoue-Labarthe e Jean-Luc Nancy contém uma pesquisa sobre a ideologia nazista, cujo núcleo é localizado no racismo. A base dessa ideologia foi a "identificação mítica": "o mito, como a obra de arte que o explora, é um instrumento de identificação. Ele é mesmo o instrumento mimético por excelência", escrevem os autores.

Esse mimetismo, exige certos tipos (modelos) que devem garantir a construção da identidade. No caso da Alemanha essa construção se deu em oposição às nações "já formadas" como a França e a Itália (apesar de sua unificação tardia). O específico da Alemanha consistiu, segundo os autores, na sua identificação com uma Grécia mítica/mística que teria sido "descoberta" por autores alemães no final do século XVIII (em oposição à Grécia "clássica" italiana e francesa) e apresentada como o tipo a ser imitado. É claro que Lacoue-Labarthe e Nancy são extremamente cuidadosos ao apresentar essa tese: para eles o nazismo não deve ser simplesmente identificado com as obras de Kant, Fichte, Hölderlin ou Nietzsche (todos pensadores solicitados pelo nazismo (ou mesmo com o músico Wagner, assim como o Gulag não está em Hegel ou em Marx.

A tese da origem estética do mito nazista, desse mito como a busca de uma ontotipologia, de um corpo primeiro de onde o corpo do "povo alemão" teria descendido, é radicalizada por Philippe Lacoue-Labarthe no seu ensaio "O Espírito do Nacional-socialismo e o seu Destino". Lacoue-Labarthe vai além do diagnóstico de Walter Benjamin que viu no nazismo a estetização da política e pregou então a politização da arte como resposta. O autor apresenta aqui, a partir de uma leitura de Heidegger, uma tese polêmica, ousada, segundo a qual haveria uma identidade entre a Estética e a concepção mesma de ontotipologia que estava na base do nazismo. 0 nazismo é revelado como concretização da ideologia Estética.

GENRE
Politik und Zeitgeschehen
ERSCHIENEN
2020
23. Juni
SPRACHE
PT
Portugiesisch
UMFANG
96
Seiten
VERLAG
Iluminuras
ANBIETERINFO
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
GRÖSSE
1,3
 MB
Hölderlin Hölderlin
2012
Nietzsche aus Frankreich Nietzsche aus Frankreich
2022
L'Absolu littéraire. Théorie de la littérature du romantisme allemand L'Absolu littéraire. Théorie de la littérature du romantisme allemand
2021
Pour n'en pas finir Pour n'en pas finir
2015
Le mythe nazi Le mythe nazi
2016
Dans le bleu foncé du matin Dans le bleu foncé du matin
1987