Descripción de editorial

O final de uma guerra e suas questões logísticas: o conde D’Eu na Guerra do Paraguai (1869-1870)

Este livro, de Braz Batista Vas, discorre sobre a logística montada pelas forças militares terrestres brasileiras para suprir as demandas do período final do maior conflito bélico já ocorrido na América do Sul. Enfoca os últimos dois anos da Guerra do Paraguai, de fins de 1868 a 1870, após a saída de Duque de Caxias e a transferência do comando para o conde d’Eu, que o manteria até o encerramento da campanha.
Vas procura compreender e explicar a estrutura militar organizada pelo Império para o conflito, deflagrado no fim de 1864 e travado em território paraguaio a partir de 1866 sob condições extremamente desgastantes.
Além de discutir o comando militar do conde d’Eu, que era casado com a princesa Isabel e membro influente da corte, o autor analisa a ação diplomática e por vezes até militar de José Maria Paranhos, futuro visconde do Rio Branco, assim como a interação entre os dois homens diante dos entraves logísticos enfrentados pelo Brasil para dar fim à guerra. A obra mostra que esses entraves afetaram ora a intensidade e as estratégias da ação militar, ora a ação diplomática brasileira com reflexos profundos na dinâmica política daquele período.

GÉNERO
Técnicos y profesionales
PUBLICADO
2013
enero 16
LENGUAJE
PT
Portugués
EXTENSIÓN
320
Páginas
EDITORIAL
Editora UNESP
VENDEDOR
ACD LIVROS DIGITAIS LTDA
TAMAÑO
1.9
MB