Nova República Sem Máscara Nova República Sem Máscara

Nova República Sem Máscara

uma interpretação do Brasil às vésperas do bicentenário da independência (2010-2021)

    • USD 11.99
    • USD 11.99

Descripción editorial

Este livro se prontifica a fazer uma interpretação do Brasil às vésperas do bicentenário de sua independência. A tarefa é árdua, visto que na condição de historiador, é sabido que, às vezes, é necessário um recuo seguro do tempo. Contudo, qual é o tempo preciso que delimita a segurança? Impossível precisar.

A Nova República passou nos últimos dez anos por eventos alucinantes. Não se teve um mínimo de paz em todo esse tempo. A vida do cidadão brasileiro foi consumida por intrigar políticas, problemas sociais, discursos moralistas e crises econômicas. É a pior década da história econômica do Brasil republicano.

O debate político foi às favas. Havia entre nós o mínimo de cordialidade, quando o assunto era política. Violência contra presidenciáveis, ataques a jornalistas, discursos de ódio e o ambiente tóxico das redes sociais carbonizaram a vida do leitor nos últimos dez anos. E, você, às vezes, nem sabe o porquê.

A pandemia da Covid-19 tornou o cenário muito pior. Disparado, o Brasil é o país com o pior desempenho no combate à doença. O descaso com o número de mortos, o falso dilema vida versus economia e as ações lamentáveis do presidente Jair Bolsonaro foram trazendo novas reflexões.

A presença obrigatória das máscaras, por questões sanitárias, escondendo uma parte das faces levou o autor a refletir: o que está escondido na história recente da Nova República? O debate político raivoso, tóxico e agressivo no que tange ao combate à pandemia só levantou novos questionamentos, afinal, a vida é o bem mais precioso que temos.

O terrível cenário supracitado levou o autor a indagar sobre a questão estrutural: o Brasil é um país carente de projetos. Tal constatação é triste! O deserto de ideias é gigantesco. E a culpa é dupla. Primeiro, ela deriva da nossa incapacidade de fazer política; segundo, o Brasil se tornou assim por conta da presença corriqueira do neoliberalismo entre nós.

O escritor havia encontrado o "Fio de Ariadne".

GÉNERO
Historia
PUBLICADO
2021
6 de agosto
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
300
Páginas
EDITORIAL
Editora Dialética
VENTAS
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
5.5
MB

Más libros de Gustavo dos Santos Prado

"O nascimento do morto": punkzines, Cólera e música popular brasileira "O nascimento do morto": punkzines, Cólera e música popular brasileira
2019
"A verdadeira Legião Urbana são vocês" "A verdadeira Legião Urbana são vocês"
2018