A Psicologia Jurídica e as suas Interfaces A Psicologia Jurídica e as suas Interfaces

A Psicologia Jurídica e as suas Interfaces

Um panorama atual

    • 7,49 €
    • 7,49 €

Descripción editorial

Esta obra visa a apresentar um panorama da Psicologia Jurídica, por meio da discussão de temas atuais na intersecção entre Psicologia e Direito.



Nesta segunda edição, perícias e documentos psicológicos, socioeducação de adolescentes em conflito com a lei, alienação parental, mediação de conflitos, disputa de guarda, adoção, avaliações no âmbito trabalhista e avaliação de suspeita de abuso sexual são assuntos abordados na interface com o Direito Civil. Na esfera do Direito Penal, são contempladas temáticas relacionadas à Criminologia, bem como a análise dos comportamentos comunicativos em situações de depoimentos e outros contextos.



A Psicologia Jurídica não pode ser definida a partir de algumas poucas modalidades de interlocução com o Direito. As diferentes interfaces entre essas áreas do conhecimento revelam-se amplas e dinâmicas. Pressupõem, sobretudo, um diálogo com outras áreas do saber, a exemplo da Fonoaudiologia Forense, da Neurociência, do Serviço Social e da Sociologia Jurídica. Dessa forma, torna-se importante que estudantes de graduação e pós-graduação de Psicologia, Direito, bem como de outros cursos afins, possam conhecer, de forma mais aprofundada, as citadas interlocuções. Uma apresentação clara e atualizada dessas interfaces que a Psicologia Jurídica vem estabelecendo nas últimas décadas é a proposta central desta obra. Embasar futuros avanços relacionados a essa abrangente e diversificada área do conhecimento é ainda um dos objetivos mais específicos deste trabalho. Ao longo dos diferentes capítulos que o constituem, os autores não apenas problematizam questões pertinentes, como também discutem caminhos. Mais do que informar, este trabalho pretende, portanto, gerar novos e oportunos percursos relacionados à prática e à pesquisa na esfera da Psicologia Jurídica.

GÉNERO
Salud, mente y cuerpo
PUBLICADO
2022
1 de marzo
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
280
Páginas
EDITORIAL
Editora UFSM
TAMAÑO
4,1
MB

Más libros de Silvio José Lemos Vasconcellos & Vivian de Medeiros Lago

A Mente e suas Adaptações A Mente e suas Adaptações
2014
A Psicologia Jurídica e as suas Interfaces A Psicologia Jurídica e as suas Interfaces
2016
A Psicologia Jurídica e as suas interfaces A Psicologia Jurídica e as suas interfaces
2016