Descripción editorial

O acesso videolaparoscópico apresenta-se hoje como a primeira opção para a realização de colectomias, proporcionando uma importante redução no trauma cirúrgico e consequentes benefícios na recuperação pós-operatória.

Entretanto, a adoção desta abordagem cirúrgica tornou-se um desafio para muitos cirurgiões, devido á inexistência de uma técnica padronizada abrangente, incluindo suas etapas cirúrgicas, padronização de portais e manobras expositivas.

Este desafio torna-se ainda mais evidente em relação ás ressecções do cólon transverso, não apenas por sua menor frequência, mas em especial devido a detalhes anatômicos desta região, necessitando um conhecimento e atenção do cirurgião afim de evitar a ocorrência de importantes complicações.

Assim sendo, apresentamos neste videoatlas uma detalhada padronização técnica para a realização de colectomias transversas, incluindo informações para uma otimização do procedimento através da definição de portais, sequências de etapas e apresentações triangulares para a melhor exposição do campo operatório.

Em nossa experiência, o uso desta padronização tem contribuído para reduzir a curva de aprendizado em programas de treinamento de cirurgia colorretal videolaparoscópica.

A utilização do formato videoatlas representa outro benefício relevante, através da inclusão de recursos visuais e de navegação agradável e eficiente.

GÉNERO
Técnicos y profesionales
PUBLICADO
2015
10 de septiembre
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
17
Páginas
EDITORIAL
Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa
TAMAÑO
383,2
MB

Más libros de Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa