Vozes vegetais Vozes vegetais

Vozes vegetais

Diversidade, resistência e histórias da floresta

    • 7,49 €
    • 7,49 €

Descripción editorial

Uma lição a aprender nesta virada do século XXI é a de que não é mais possível negar as consequências das ações dos seres humanos para o planeta como um todo. Uma nova relação com as plantas se faz urgente. O que temos a aprender com elas? Ouvir as vozes vegetais é o primeiro passo para vegetar com elas. Vegetar é crescer em contiguidade com o mundo, engajar-nos com aquilo que nos circunda. Esse é o fio condutor dos ensaios, depoimentos e poemas reunidos aqui. 17 textos de um filósofo, uma botânica, uma arqueóloga e um arqueólogo, uma agricultora e agrônoma, um agrônomo, antropólogas e antropólogos, cientistas sociais, pensadores indígenas e uma poeta, que dão um panorama do que há de mais avançado na pesquisa da relação entre seres humanos e plantas no Brasil, tendo como pano de fundo os campos político, ambiental e econômico.



Parte I – Semear a terra: modos de resistência contra o reacionarismo moderno. Textos de: Pedro Paulo Pimenta, Stelio Marras, Laure Emperaire, Joana Cabral de Oliveira, Maria Rodrigues dos Santos.

Parte II – Raízes da diversidade: saberes dos povos do passado e do presente, histórias de vida e lugares de memória. Textos de: Eduardo Góes Neves, Laura Pereira Furquim, Gilton Mendes dos Santos, Priscila Ambrósio Moreira, Marta Amoroso.

Parte III – Socialidades vegetais: parentesco, predação, cuidados e afetos. Textos de: Miguel Aparicio, Fabiana Maizza, Karen Shiratori.

Parte IV – Colhendo frutos: mito e ritual, ciclos de vida e interações multiespécies. Textos de: Mario Rique Fernandes, Igor Scaramuzzi, Ana Gabriela Morim de Lima, Creuza Prumkwyj Krahô, Veronica Aldé, Izaque João Kaiowá. Poemas de Júlia de Carvalho Hansen.

GÉNERO
No ficción
PUBLICADO
2021
16 de enero
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
384
Páginas
EDITORIAL
Ubu Editora
TAMAÑO
15,8
MB

Más libros de Joana Cabral de Oliveira, Marta Amoroso, Ana Gabriela Morim de Lima, Karen Shiratori, Stelio Marras & Laure Emperaire