(maldito) Dinheiro / A petição dos fabricantes de velas

    • 0,49 €
    • 0,49 €

Publisher Description

No ensaio, "Maldito Dinheiro"Bastiat usa o diálogo para abordar a questão, "O que é o dinheiro?" Ele explica ainda a confusão entre dinheiro e riquezas.

Bastiat mostrou que a noção de dinheiro como fonte de riqueza é incorreta. O comércio é meramente facilitado pelo uso do dinheiro de mercadorias como meio de troca, assim qualquer aumento na oferta de dinheiro não beneficia a sociedade e não aumenta a satisfação.

Conclui o diálogo com sua recomendação de reforma: “A necessidade mais urgente não é que o Estado ensine, mas que ele permita a educação. Todos os monopólios são detestáveis, mas o pior de todos é o monopólio da educação”.


Inclui também “A Petição do fabricantes de velas”uma sátira das tarifas protecionistas, na qual todas as pessoas envolvidas na indústria de iluminação francesa convoca o governo francês a tomar medidas de proteção contra a concorrência desleal do sol. Argumenta sarcasticamente: “Nós, fabricantes de velas, estamos sofrendo com a concorrência desleal de um rival estrangeiro.”


Versão bilíngue: Tradução de Lúcio Jakobsmuschel e original integral em francês.

GENRE
Politics & Current Affairs
RELEASED
2022
6 July
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
90
Pages
PUBLISHER
Montecristo Editora
SIZE
1.6
MB

More Books by Frédéric Bastiat & Lúcio Jakobsmuschel

2013
2013
2013
1850
2013
2013