Breviário de decomposição Breviário de decomposição

Breviário de decomposição

    • 1,99 €
    • 1,99 €

Description de l’éditeur

Primeiro livro escrito em francês pelo filósofo romeno, Breviário de decomposição é uma excelente introdução à obra do mestre. Publicado na França em 1949, depois de ter sido reescrito por quatro vezes, recebeu, em 1950, o Prêmio Rivarol.

Lado a lado com uma irada crítica ao fanatismo, o livro traz uma retomada da temática mística, tratada anteriormente em Das lágrimas e dos santos, texto de 1937.

O estilo do filósofo concentra poesia e prosa, precipício e altura, desesperança e lucidez, que atinge neste livro os limites de uma radicalidade existencial a um só tempo consciente e arrebatada. Uma meditação sobre o homem e a sociedade, e também "um catálogo frenético de nossos instintos assassinos".

As idéias nascem puras, neutras. O homem lhes dá vida, força, vigor. E projeta suas faíscas, suas loucuras. É aí que se consuma a passagem da lógica à epilepsia. É assim que surgem as mitologias, as doutrinas, as farsas sangrentas; momentos de intolerância ou proselitismo que revelam as profundezas do entusiasmo. Esse é, em resumo, o pensamento de Cioran em Breviário de decomposição, um verdadeiro código do desespero.

GENRE
Essais et sciences humaines
SORTIE
2011
1 juin
LANGUE
PT
Portugais
LONGUEUR
224
Pages
ÉDITIONS
Rocco Digital
TAILLE
911,5
Ko

Plus de livres par Emil Cioran

De l'inconvénient d'être né De l'inconvénient d'être né
2013
Syllogismes de l'amertume Syllogismes de l'amertume
2013
Précis de décomposition Précis de décomposition
2013
Pensées étranglées / Le mauvais démiurge Pensées étranglées / Le mauvais démiurge
2017
Fenêtre sur le Rien Fenêtre sur le Rien
2019
Divagations Divagations
2019