Consciência e realidade nacional - volume 2 Consciência e realidade nacional - volume 2

Consciência e realidade nacional - volume 2

A consciência crítica

    • 10,99 €
    • 10,99 €

Description de l’éditeur

Com a reedição dos dois grandes volumes de “Consciência e realidade nacional”, publicados pela primeira vez em 1960 e há muitos anos esgotados, a editora Contraponto prossegue o projeto de tornar disponíveis ao público leitor brasileiro as principais obras de um dos nossos maiores filósofos.


Antes, editamos o inédito “O conceito de tecnologia”, também em dois volumes, “A sociologia dos países subdesenvolvidos” e “Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica”. A sequência prosseguirá.


Álvaro Vieira Pinto (1909-1987) foi catedrático da Faculdade Nacional de Filosofia da então Universidade do Brasil (hoje UFRJ), professor admiradíssimo por várias gerações de alunos e um dos principais animadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), a mais importante entidade envolvida nos debates do ciclo desenvolvimentista nas décadas de 1950 e 1960. Foi para o exílio depois do golpe militar de 1964.


Sua obra, até hoje revelada aos poucos, mantém um fio condutor que revela um ambicioso projeto intelectual: discutir o ser nacional à luz de uma visão filosófica e antropológica do conceito de trabalho, central para propiciar uma leitura histórica da sociedade. 


Impulsionado pelo trabalho, o processo de desenvolvimento deve propiciar recursos cada vez mais elaborados para o homem lidar com a realidade: “O modo pelo qual o homem vê o mundo tem como uma das causas condicionadoras a natureza do trabalho que executa e a qualidade dos instrumentos e processos que emprega.”


Mas o desenvolvimento da nação tem implicações mais vastas. Ele só pode ocorrer em paralelo à transição da “consciência ingênua” (aquela que ignora os fatores e condições que a determinam) para a “consciência crítica” (aquela que apreende a realidade como um processo dinâmico, formatado pela história, na qual se insere). 


Nestes volumes, Vieira Pinto analisa as características fundamentais da “consciência ingênua” e discute as condições de sua superação, que, ao fim e ao cabo, deve conduzir o pensamento a ser regido por categorias como objetividade, totalidade, racionalidade, liberdade, atividade e nacionalidade. 


O nacionalismo revolucionário, que propõe, tem como referência “o projeto de uma nação a fazer”. Exatamente o desafio brasileiro atual, colocado de forma ainda mais aguda neste início do século XXI.


         Cesar Benjamin

GENRE
Essais et sciences humaines
SORTIE
2021
15 mars
LANGUE
PT
Portugais
LONGUEUR
994
Pages
ÉDITIONS
Contraponto Editora
TAILLE
2,7
Mo

Plus de livres par Álvaro Vieira Pinto

Consciência e realidade nacional - volume 1 Consciência e realidade nacional - volume 1
2021
O Conceito de Tecnologia - volume 1 O Conceito de Tecnologia - volume 1
2021
O Conceito de Tecnologia - volume 2 O Conceito de Tecnologia - volume 2
2021
Ciência e existência Ciência e existência
2020