Consolação a Políbio Consolação a Políbio

Consolação a Políbio

    • 1,49 €
    • 1,49 €

Description de l’éditeur

_

Consolação a Políbio, “Ad Polybium, De Consolatione”, é a terceira carta de consolação de Sêneca, escrita no ano 44 quando o filósofo se encontrava no exílio na ilha de Córsega para o qual fora enviado sob a acusação de adultério com Júlia Lívila, irmã de Calígula.

A obra dirige-se a Políbio, Secretário particular do Imperador Cláudio, para consolá-lo sobre a morte de seu irmão. O ensaio contém a filosofia estoica de Sêneca, com particular atenção à inescapável realidade da morte. Estudiosos são unânimes na consideração de que Consolação a Políbio é uma adulação para que Políbio interceda junto a Cláudio em favor de Sêneca. Isso mostra um momento de fraqueza do filósofo já faz uso da dor alheia para tirar vantagens pessoais. Essa realidade não impede a obra de exemplificar uma das mais significativas faces do brilhante autor e de documentar lados menos explorados de sua personalidade histórica.


Consolação a Políbio mostra que Sêneca, como ele reafirma inúmeras vezes em sua vasta obra, não é o sábio estoico ideal, mas alguém meramente humano, que se precisa se esforçar diariamente para trilhar o caminho da virtude. Por isso mesmo é considerado o mais autêntico e convincente dos filósofos estoicos.

  • GENRE
    Essais et sciences humaines
    SORTIE
    2020
    6 juillet
    LANGUE
    PT
    Portugais
    LONGUEUR
    125
    Pages
    ÉDITIONS
    MontecristoPublishingLLC
    TAILLE
    2
    Mo

    Plus de livres par Sêneca

    The Shortness of Life The Shortness of Life
    2012
    Dialogues Dialogues
    2015
    On the shortness of life On the shortness of life
    2015
    La tranquillità dell'animo La tranquillità dell'animo
    2012
    La brevedad de la vida La brevedad de la vida
    2012
    Séneca Séneca
    2023