Na casa de meu pai Na casa de meu pai

Na casa de meu pai

A África na filosofia da cultura

    • 12,99 €
    • 12,99 €

Description de l’éditeur

Nascido em Gana em 1954, Kwame Anthony Akroma-Ampim Kusi Appiah doutorou-se em filosofia pela Universidade de Cambridge em 1982. Construiu desde então impressionante carreira acadêmica, lecionando nas universidades de Yale, Cornell e Duke, antes de assumir sua posição atual, como titular de estudos afro-americanos e de filosofia na Universidade Harvard. Publicou centenas de artigos em revistas especializadas e 22 livros, entre os quais "Color Conscious: The Political Morality of Race", "Necessary Questions: An Introduction to Philosophy, for Truth in Semantics" e "A Dictionary of Global Literacy".


    "Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura", considerado o seu livro mais importante, recebeu os prêmios Annisfield-Wolf, Herskovits e James Russell. O livro impressiona pela curiosa mistura de aspectos autobiográficos, pois a condição africana do autor está sempre presente, e o altíssimo nível de erudição. É um texto raro, tanto pelo caráter interdisciplinar (pois incursiona pela biologia, filosofia, crítica e teoria literárias, sociologia, antropologia e história) quanto pelo aspecto intercultural (pois discute ideias africanas, norte-americanas e europeias).


    Os capítulos podem ser divididos em quatro grupos, cada um deles com uma preocupação central. No primeiro, Kwame Appiah submete a uma crítica impiedosa a ideia de que existam raças humanas, fortemente presente tanto no pensamento europeu e norte-americano moderno, quanto nas origens do pan-africanismo. No segundo, mostra como a tentativa de construir uma identidade africana levou a minimizar-se a enorme diversidade cultural do continente e a esconder-se a profunda influência que os intelectuais negros engajados nesse movimento receberam das ideias dominantes na Europa e nas Américas. Seguem-se dois capítulos motivados por uma preocupação essencialmente filosófica com as questões da razão e da modernidade, em que Appiah, tratando da modernização da África, faz uma brilhante análise crítica de algumas posições adotadas por Max Weber. O último grupo de capítulos levanta questões mais diretamente políticas, mas converge para a discussão teórica, fundamental no mundo contemporâneo, da construção de identidades raciais, étnicas, nacionais e supranacionais.


    "Na casa de meu pai" faz jus aos prêmios que conquistou e nos mostra um intelectual erudito e maduro, publicado pela primeira vez em língua portuguesa.


                        César Benjamin

GENRE
Histoire
SORTIE
2020
28 octobre
LANGUE
PT
Portugais
LONGUEUR
529
Pages
ÉDITIONS
Contraponto Editora
TAILLE
2,2
Mo

Plus de livres par Kwame Anthony Appiah & Vera Ribeiro

Repenser l'identité Repenser l'identité
2021
The Lies That Bind The Lies That Bind
2018
Narrative of the Life of Frederick Douglass, an American Slave & Incidents in the Life of a Slave Girl Narrative of the Life of Frederick Douglass, an American Slave & Incidents in the Life of a Slave Girl
2004
Cosmopolitanism: Ethics in a World of Strangers (Issues of Our Time) Cosmopolitanism: Ethics in a World of Strangers (Issues of Our Time)
2010
Las mentiras que nos unen Las mentiras que nos unen
2019
Cosmopolitanism Cosmopolitanism
2015