Description de l’éditeur

A sociedade brasileira fez uma opção pela democracia como condição para o desenvolvimento. Por isso, as ações do Estado devem ampliar e fortalecer a democracia, de modo que ela seja um elemento catalisador do desenvolvimento social e econômico.

O Orçamento é fundamental nesse processo porque, além de prever o que será feito com os recursos públicos, ele escolhe a forma de comunicar isso para as pessoas. Significa que a estrutura de informações da Lei Orçamentária Anual tem o poder de revelar o que o governo pretende realizar e quanto será gasto.

A nossa opção por editar esta versão mais simples e resumida do Orçamento é uma tentativa de aumentar a compreensão das pessoas sobre os dilemas e as escolhas fundamentais do Governo Federal, garantindo a elas o exercício mais pleno da cidadania.

Compartilhar as informações do Orçamento por meio de uma comunicação mais efetiva é fundamental porque contribui para viabilizar novos canais de participação, amplia as possibilidades para que as pessoas acompanhem as ações do Governo Federal e ainda ajuda a ensejar o consenso em torno dos principais desafios do Brasil.

Nesse sentido, a informação deve facilitar o diálogo e incentivar narrativas a partir das fontes mais cristalinas para viabilizar uma comunicação plena, capaz de criar novas possibilidades a partir de olhares diferentes. Uma comunicação viva, interativa e que valorize a diversidade, alimentando a democracia.

A escolha da democracia como pilar do desenvolvimento implica na implementação de políticas que desconcentrem a renda, o conhecimento e o poder. É nessa linha que eu tenho a satisfação de apresentar esta edição, que traz inovações editoriais para qualificar a comunicação e tornar a leitura mais agradável. Ajude a melhorar este instrumento, acesse o endereço indicado ao final desta publicação e dê a sua opinião.

GENRE
Entreprise et management
SORTIE
2015
18 octobre
LANGUE
PT
Portugais
LONGUEUR
58
Pages
ÉDITEUR
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
TAILLE
12.3
Mo

Plus de livres par Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão