Quando acaba o século XX Quando acaba o século XX

Quando acaba o século XX

Description de l’éditeur

Neste breve e impactante ensaio, a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz reflete sobre os impactos da pandemia de covid-19 em nossa compreensão sobre as desigualdades estruturais da sociedade brasileira e os limites da utopia tecnológica que marcou o século passado.

Em entrevistas e textos publicados nos últimos meses, Lilia Moritz Schwarcz cravou um diagnóstico de grande repercussão: "Ao deixar mais evidente o nosso lado humano e vulnerável, a pandemia da covid-19 marca o final do século XX". A utopia tecnológica do século que agora termina deu lugar a uma crise social, econômica, ambiental, cultural, moral e da saúde — e o sofrimento que dela decorre é incomensurável.
Nos últimos anos, a sucessão de desastres climáticos e ambientais de proporções inéditas alertavam para o fato de que nossa marcha sobre a natureza encontrara seu limite. Mas as contradições da ideia de progresso também se manifestam na inaceitável desigualdade que marca a experiência de países como o Brasil, na perpetuação de estruturas sociais racistas e machistas, e na transformação da história e dos idosos em "velharia". Esses são alguns dos temas abordados em Quando acaba o século XX.
"Pessimista no atacado e otimista no varejo", Schwarcz defende que "se cada um exercer sua cidadania, sua vigilância cidadã, quem sabe damos sorte no azar". Se o Brasil já se perdeu e já se encontrou várias vezes em sua história, "é hora de fazer da crise um propósito".

GENRE
Essais et sciences humaines
SORTIE
2020
20 juillet
LANGUE
PT
Portugais
LONGUEUR
16
Pages
ÉDITIONS
Companhia das Letras
TAILLE
2,9
Mo

Plus de livres par Lilia Moritz Schwarcz

Brasil: uma biografia - Pós-escrito Brasil: uma biografia - Pós-escrito
2018
A Primeira Aula A Primeira Aula
2014
Enciclopédia negra Enciclopédia negra
2021
Brasil: uma biografia Brasil: uma biografia
2015
Lima Barreto - Triste visionário Lima Barreto - Triste visionário
2017
Nem preto nem branco, muito pelo contrário Nem preto nem branco, muito pelo contrário
2013

D’autres ont aussi acheté

Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade
2020
Três vezes Hilda Três vezes Hilda
2018
O amanhã não está à venda O amanhã não está à venda
2020
O carnaval da guerra e da gripe O carnaval da guerra e da gripe
2020
A Voz da Esperança A Voz da Esperança
2019
De bala em prosa De bala em prosa
2020