O sentido da liberdade O sentido da liberdade

O sentido da liberdade

e outros diálogos difíceis

    • 7,99 €
    • 7,99 €

Publisher Description

Qual é o sentido da liberdade? Ao longo de décadas de trabalho, a filósofa Angela Davis se dedica a analisar a questão que dá título a este livro e a propor caminhos para extinguir todas as formas de opressão que negam aos sujeitos liberdade política, cultural e sexual.



Publicados pela primeira vez em português, os doze textos que compõem o livro foram palestras realizadas por Angela Davis entre 1994 e 2009 e abordam a relação entre neoliberalismo, racismo, opressões de gênero e classe e o fenômeno da expansão da indústria da punição (ou complexo industrial-prisional) nos Estados Unidos. É a partir dessa inter-relação que a autora analisa fatos históricos da sociedade estadunidense, como a guerra no Iraque, o 11 de Setembro de 2001, a eleição de Barack Obama, o movimento pelos direitos civis e a importância da luta coletiva – em especial das comunidades negras, LGBTQIA+ e de mulheres – para repensar e ampliar o sentido da liberdade.



Apresentando o assunto de forma ágil e acessível, a autora explora a noção radical de liberdade como um esforço coletivo em prol de uma verdadeira democracia, que exige novas formas de pensar e ser. "Para Davis, a liberdade não é algo concedido pelo Estado na forma de lei, decreto ou norma; a liberdade é batalhada, é duramente disputada e transformadora, é um processo participativo que exige novas formas de pensar e de ser", escreve Robin D. G. Kelly na apresentação.

GENRE
Non-Fiction
RELEASED
2022
14 October
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
160
Pages
PUBLISHER
Boitempo Editorial
SIZE
8.7
MB

More Books by Angela Davis

The Kitchenista's Thanksgiving Handbook The Kitchenista's Thanksgiving Handbook
2015
Cinquant'anni di lotte Cinquant'anni di lotte
2024
Abolizionismo. Femminismo. Adesso. Abolizionismo. Femminismo. Adesso.
2023
Angela Davis Angela Davis
2022
Autobiografia di una rivoluzionaria Autobiografia di una rivoluzionaria
2022
Blues e femminismo nero Blues e femminismo nero
2022