Consolação a Minha Mãe Hélvia Consolação a Minha Mãe Hélvia

Consolação a Minha Mãe Hélvia

    • €1.49
    • €1.49

Publisher Description

No ano 41, Sêneca fora condenado ao exílio pelo imperador Cláudio, na ilha mediterrânea da Córsega por um alegado caso com a irmã do imperador Calígula. A acusação provavelmente foi inventada por uma vingança pessoal. Pouco antes ele havia sido condenado à morte e posteriormente perdoado pelo anterior imperador, o louco Calígula. Do exílio ele escreveu uma de suas obras mais extraordinárias - a carta de consolo para sua mãe, Hélvia. 

Hélvia era uma mulher cuja vida tinha sido marcada por uma perda inimaginável - sua própria mãe havia morrido enquanto ela a nascera, e ela enterrou seu marido, seu tio amado e três de seus netos. Vinte dias depois que um de seus netos - o próprio filho de Sêneca - morrera em seus braços, Hélvia recebeu notícias de que Sêneca fora levado para a Córsega, condenado à vida no exílio. Esta desgraça final, Sêneca sugere, fez desmoronar a pilha perdas ao longo da vida o o fez escrever a carta trazida por esse livro.

Em vez de meras palavras, Sêneca produz uma obra-prima retórica, trazendo a essência da filosofia do Estoicismo, com partes iguais de lógica e estilo literário. "Todas as suas dores foram desperdiçadas se você ainda não aprendeu a sofrer".


Sêneca faz uma sólida defesa do mecanismo de auto-proteção mais poderoso da vida – a disciplina de não tomar nada por certo. 


Edição bilíngue Português - Latim.

  • GENRE
    Non-Fiction
    RELEASED
    2018
    29 January
    LANGUAGE
    PT
    Portuguese
    LENGTH
    155
    Pages
    PUBLISHER
    Montecristo Editora
    SIZE
    600.7
    KB

    More Books by Sêneca

    The Shortness of Life The Shortness of Life
    2012
    Letters from a Stoic: All Three Volumes Letters from a Stoic: All Three Volumes
    2014
    On Anger On Anger
    2020
    Letters from a Stoic Letters from a Stoic
    2020
    On the shortness of life On the shortness of life
    2015
    Sobre a brevidade da vida Sobre a brevidade da vida
    2006