O assassinato de uma nação O assassinato de uma nação

O assassinato de uma nação

Como os Estados Unidos e a OTAN destruíram a Iugoslávia

    • €10.99
    • €10.99

Publisher Description

Em O assassinato de uma nação: como os Estados Unidos e a OTAN destruíram a Iugoslávia, Michael Parenti descortina o programa imperialista por trás do ataque dos Estados Unidos e da OTAN ao país dos Bálcãs.



Os bons contra os maus; civilização versus barbárie; cruzada humanitária para interromper um genocídio; bombardeios cirúrgicos a fim de minar o poder de carniceiros que promoviam limpeza étnica; o reino da liberdade e dos direitos humanos frente a opressão comunista. Tal versão do que ocorria na Iugoslávia na década de 1990, disseminada em toda a mídia liberal ocidental, teve como desfecho 78 dias de um dos mais ferozes ataques a um país e à sua população.



Longe da idílica narrativa oficial, o quadro que Michael Parenti traça é preciso: uma extensa coleção de crimes, desrespeito ao direito internacional, insuflamento de rivalidades étnicas, suporte a grupos de extrema-direita e associação com o crime organizado para dividir a Iugoslávia e conquistá-la para as corporações ocidentais no auge da ofensiva capitalista dos anos 1990.



Após a dissolução da União Soviética e a queda do bloco socialista no Leste Europeu, a Iugoslávia continuava a defender uma via autônoma de desenvolvimento, negando-se a abrir sua economia nos moldes da ortodoxia neoliberal. Esse sacrilégio – pensar que poderia decidir seu destino sob o triunfo global da oligarquia financeira – custou à Iugoslávia a própria existência.



Para embasar suas teses, Parenti traz como fontes apenas documentos oficiais e matérias dos veículos de comunicação pró-Estados Unidos, além do testemunho de sua viagem ao país.



A história contada nessas páginas não ficou perdida no passado. Mais de duas décadas após os acontecimentos, essa espécie de manual de desestabilização contra países que desejam construir o próprio caminho é perturbadoramente atual.





Texto de apresentação: João Carvalho

Texto da orelha: Jones Manoel

Linha do tempo: Lúcio Geller Junior

GENRE
History
RELEASED
2023
15 April
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
240
Pages
PUBLISHER
Da Vinci Livros
SIZE
2.7
MB

More Books by Michael Parenti

Blackshirts and Reds Blackshirts and Reds
2020
Contrary Notions Contrary Notions
2007
Against Empire Against Empire
2021
HISTOIRE et Mystifications HISTOIRE et Mystifications
2016
History as Mystery History as Mystery
2016
Face of Imperialism Face of Imperialism
2015