Austeridade Austeridade

Austeridade

A Historia de uma Ideia Perigosa

    • 5,49 €
    • 5,49 €

Descrizione dell’editore

No livro Austeridade – A História de Uma Ideia Perigosa, Mark Blyth oferece ao leitor uma sólida argumentação construída a partir de uma constatação tão óbvia quanto ausente das análises dos economistas convencionais. Blyth desvela as razões das políticas de austeridade que se seguiram à crise de 2008. "A Europa precisa ser austera porque os balanços financeiros dos Estados nacionais têm que funcionar como amortecedores de choques para o conjunto do sistema…Primeiro ocorreu a crise bancária, depois uma crise das dívidas soberanas. Mas isso é o efeito, não a causa".



Os bancos centrais e os Tesouros Nacionais mobilizaram seus balanços para socorrer os bancos quebrados, o que resultou na expansão dos déficits e dívidas dos Estados.



São saborosos os capítulos do livro que avaliam a história da Ideia Perigosa. No âmago dos enganos e desenganos, está o autoengano do ideário liberal. Nos momentos de crise, o liberalismo econômico aponta invariavelmente o dedo acusador para o Estado irracional e gastador.



Blyth inicia a investigação histórica da Ideia Perigosa com a análise cuidadosa dos escritos de Locke, David Hume e Adam Smith. Críticos do mercantilismo, os três ícones do pensamento liberal advogam a regra inviolável do orçamento equilibrado, independentemente das flutuações cíclicas da economia. Esse dogma associou-se às crenças do padrão-ouro para sacralizar o mercado auto- regulado e bloquear as ações estabilizadoras dos governos.



Depois da Grande Depressão, Keynes justificou teoricamente as políticas fiscais e monetárias destinadas a recuperar as economias prostradas. Mas, atenção: a austeridade, ademais de perigosa, é uma ideia persistente. Derrotada por Keynes, ela voltou vitoriosa nos braços dos corifeus do neoliberalismo, de Milton Friedman a Robert Lucas.



— Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo (economista e professor da UNICAMP)

GENERE
Affari e finanze personali
PUBBLICATO
2017
20 ottobre
LINGUA
PT
Portoghese
PAGINE
350
EDITORE
Autonomia Literária
DIMENSIONE
2,5
MB

Altri libri di Mark Blyth

Austerity Austerity
2013
Angrynomics Angrynomics
2021
The Future of the Euro The Future of the Euro
2015
Great Transformations Great Transformations
2002
Routledge Handbook of International Political Economy (IPE) Routledge Handbook of International Political Economy (IPE)
2009