• 12,99 €

Descrizione dell’editore

As recentes crises hídricas em diversas regiões do Brasil colocaram em pauta a importância de fontes subterrâneas, como os aquíferos. Mas como descobrir o local adequado para perfurar um poço? Como investigar a qualidade da água escondida no subsolo? E como proteger essas reservas naturais da contaminação?


O livro Geofísica Aplicada: métodos geoelétricos em hidrogeologia aponta ferramentas para a detecção de águas subterrâneas e também de contaminantes utilizando técnicas de sondagem elétrica e caminhamento elétrico. Unindo o conhecimento teórico a questões extremamente práticas, o livro apresenta arranjos de campo e fornece orientações para a coleta e a interpretação de dados, além de discutir as soluções aplicadas em casos históricos.


Há estudos realizados para a perfuração de poços em diferentes tipos de aquíferos (granulares, cársticos e costeiros, por exemplo) e diversas investigações para a detecção de plumas de contaminação proveniente de aterros sanitários, cemitérios, vazamentos de gasolina e óleo diesel, contaminação por produtos químicos, entre outros fatores que podem tornar vulneráveis esses preciosos recursos.


Fundamental na gestão e planejamento para captação visando abastecimento, monitoramento e remediação de áreas contaminadas, os métodos geoelétricos em hidrogeologia são discutidos nesta obra tanto em seus aspectos teóricos como em suas aplicações práticas, apresentando orientações sobre a coleta e a interpretação de dados, estudos de caso e subsídios na escolha da metodologia mais adequada.

GENERE
Scienza e natura
PUBBLICATO
2016
16 marzo
LINGUA
PT
Portoghese
PAGINE
160
EDITORE
Oficina de Textos
DIMENSIONE
54.2
MB