O arroz de palma O arroz de palma

O arroz de palma

    • ¥560
    • ¥560

発行者による作品情報

Primeiro romance a tratar da imigração portuguesa para o Brasil no século XX, O arroz de palma narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando diversas dificuldades. Nos cem anos em que acompanhamos suas vidas, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes, outros se separam. Os filhos ora preocupam, ora dão satisfação. Tudo sempre acompanhado pelo arroz jogado no casamento dos patriarcas, José Custódio e Maria Romana, em 1908. Grão que serve de fio condutor desta história, como migalhas de pão jogadas no labirinto da memória.
Estreia na literatura do roteirista e dramaturgo Francisco Azevedo — autor das peças Unha e carne e A casa de Anais Nin, sucessos de público e crítica —, o livro começa com Antônio, filho de José e Maria, aos 88 anos, preparando o almoço que será servido à família, finalmente reunida após muito tempo. Enquanto combina os ingredientes, vão se misturando em sua mente as histórias que Tia Palma, irmã de seu pai, lhe contava. Mitologias familiares, que gravitam em torno desse arroz e também em torno das dificuldades em se largar uma terra amada por um futuro duvidoso.
No casamento dos pais, em Viana do Castelo, norte de Portugal, seguindo a tradição, o casal saiu da igreja sob uma chuva de arroz. Recolhido por Palma, esses 12 quilos de arroz foram acompanhando a família, sendo fundamentais em vários momentos. Como quando, para tratar da infertilidade da cunhada e do irmão, Palma dá a ele um laxante e depois prepara uma canja com esse arroz. O mesmo que ela presenteia ao sobrinho Antônio no dia de seu casamento. Uma união selada num almoço em que a família serviu esse arroz com bacalhau.
O arroz de palma é um romance delicado, que emociona e comove. Com um certo ar de Isabel Allende, a trama tem um forte componente sentimental. Uma nostalgia por um tempo em que a família abrigava as pessoas. Um ideal que, portugueses ou não, todos herdamos.

ジャンル
小説/文学
発売日
2014年
8月26日
言語
PT
ポルトガル語
ページ数
368
ページ
発行者
Record
販売元
DLD Distribuidora de Livros Digitais
サイズ
2.4
MB
Tempo aberto Tempo aberto
2022年
A roupa do corpo A roupa do corpo
2020年
Eu sou eles Eu sou eles
2018年
Os novos moradores Os novos moradores
2017年
La recette magique de tante Palma La recette magique de tante Palma
2014年
Doce gabito Doce gabito
2013年
A biblioteca de Paris A biblioteca de Paris
2021年
Um defeito de cor Um defeito de cor
2022年
Eu, Tituba Eu, Tituba
2019年
Os quatro ventos Os quatro ventos
2022年
A natureza da mordida A natureza da mordida
2022年
Véspera Véspera
2021年