• 6,99 €

Publisher Description

Este livro é resultado de leituras, pesquisa e reflexão realizadas ao longo de oito anos paralelamente ao trabalho como jornalista em jornais, agências internacionais de notícias ou assessorias de imprensa.

A primeira parte deste trabalho relata os contatos pioneiros entre dois países vizinhos e as dificuldades que encontravam seus agentes diplomáticos durante a primeira metade do século XIX para ir de uma capital a outra. As viagens entre La Paz e o Rio de Janeiro, a antiga capital, era uma aventura cheia de riscos que podia levar de seis meses a um ano, ao tempo em que se estabeleceram as primeiras representações diplomáticas. Como outros países sul-americanos, o Brasil e a Bolívia encararam a tarefa de definir seus limites fronteiriços como parte do processo de formação de suas identidades nacionais.

O conflito do Acre é o tema da segunda parte e atravessa uma sucessão de fatos ao longo de quatro anos que determinaram o momento de maior distanciamento entre bolivianos e brasileiros. A conjuntura internacional marcada pelo colonialismo e a ascensão de Estados Unidos como potência mundial são o pano de fundo desse período em que o próprio presidente da República, o vice-presidente e o Ministro da Defesa da Bolívia foram protagonistas em batalhas contra seringueiros brasileiros em uma disputa pelo território do Acre.

Este livro tem a intenção de tornar compreensível e legível por outra óptica os acertos e erros dos Estados, seus interesses velados, suas contradições expostas, enfim, o modo como as narrativas históricas e os discursos políticos são construídos a partir de conjunturas e contingências.

GENRE
Politics & Current Affairs
RELEASED
2018
June 1
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
245
Pages
PUBLISHER
Verbena
SIZE
11.6
MB