A arte da fuga A arte da fuga

A arte da fuga

A história do homem que fugiu de Auschwitz para alertar o mundo

    • $279.00
    • $279.00

Descripción editorial

O relato sensível e minucioso de um dos primeiros (e únicos) judeus que conseguiram fugir de Auschwitz e revelar toda a verdade ao mundo

Abril de 1944. Após viver e testemunhar imensuráveis sofrimentos, observar tentativas fracassadas de fuga de companheiros e se preparar bastante, o adolescente Rudolf Vrba — que na época ainda se chamava Walter Rosenberg — tornou-se um dos primeiros judeus a escapar de Auschwitz e abrir caminho para a liberdade. Ele seria um dos únicos a conseguir realizar tal façanha. Além de salvar a própria vida, o objetivo que o movia era revelar ao mundo a verdade sobre o campo de extermínio. Vrba pretendia alertar os últimos judeus da Europa sobre o destino que os esperava quando embarcassem no trem rumo ao “reassentamento”, convicto de que o conhecimento da verdade os salvaria.

Contra todas as probabilidades, ele e Fred Wetzler, seu colega de fuga, foram capazes de analisar minuciosamente a situação, se esconder, escalar montanhas, cruzar rios e escapar por pouco dos tiros dos alemães, até que conseguiram em segredo transmitir o primeiro relato completo de Auschwitz de que o mundo teve notícias. Um relatório forense detalhado que um dia chegaria ao conhecimento de Franklin Roosevelt, Winston Churchill e do papa. No entanto, pouquíssimas pessoas deram ouvidos ao aviso de Vrba. Alguns não podiam acreditar em tamanha crueldade. Outros acharam mais fácil permanecer inertes. Ainda assim, Rudolf Vrba ajudou a salvar a vida de 200 mil judeus — embora sempre tenha achado que esse número poderia ter sido muito maior.

Esta é a história de um homem brilhante e inquieto, que, mesmo tão jovem, entendeu que a diferença entre a verdade e a mentira pode ser a diferença entre a vida e a morte. Neste livro fundamental, tão importante quanto forte, o premiado jornalista e escritor Jonathan Freedland expõe por que Rudolf Vrba merece ocupar um lugar de destaque ao lado de nomes como Anne Frank, Oskar Schindler e Primo Levi, como um dos poucos indivíduos cuja história define nossa compreensão do Holocausto.

GÉNERO
Biografías y memorias
PUBLICADO
2023
18 de julio
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
376
Páginas
EDITORIAL
Intrinseca
VENDEDOR
Editora Intrinseca
TAMAÑO
7.9
MB

Más libros de Jonathan Freedland

El maestro de la fuga (Edición mexicana) El maestro de la fuga (Edición mexicana)
2023
Dommens dag Dommens dag
2021
The Escape Artist The Escape Artist
2024
The 3rd Woman The 3rd Woman
2015
A szabadulóművész - Az ember, aki megszökött Auschwitzból, és beszélt róla a világnak A szabadulóművész - Az ember, aki megszökött Auschwitzból, és beszélt róla a világnak
2023
L'Évadé d'Auschwitz L'Évadé d'Auschwitz
2023