A Guerra não Tem Rosto de Mulher

    • $229.00
    • $229.00

Descripción editorial

PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA 2015

Uma obra-prima marcante, «um romance de vozes», que revela a história feminina da Segunda Guerra Mundial.

PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA 2015

«Pela sua escrita polifónica, um monumento ao sofrimento e à coragem na nossa época.»

Nesta obra-prima, Svetlana Alexievich dá voz a centenas de mulheres que revelam pela primeira vez a perspetiva feminina da Segunda Guerra Mundial.

O número de mulheres combatentes no Exército Vermelho chegou quase a um milhão, mas a sua história nunca foi contada. Este livro, marcado pelo estilo pungente de Svetlana Alexievich, apresenta testemunhos de mais de 200 jovens russas que passaram de filhas, mães, irmãs e noivas a atiradoras, condutoras de tanques ou enfermeiras em hospitais de campanha. O seu relato não é uma história de guerra, nem de combate; é uma história de mulheres e homens catapultados «da sua vida simples para a profundeza épica de um enorme acontecimento».

Em que pensavam? De que tinham medo? Como foi aprender a matar? É sobre isto que estas mulheres falam, mostrando uma faceta do conflito sobre a qual não se escreve. Descrevem a sujidade e o frio, a fome e a violência sexual, a angústia e a sombra permanente da morte.

A Guerra não Tem Rosto de Mulher, a marcante obra de estreia de Svetlana Alexievich, foi originalmente publicada em 1985, depois de quatro anos de pesquisa e entrevistas. Esta edição corresponde ao texto fixado em 2002, quando a autora reescreveu o livro e incluiu novos excertos com uma força que, antes, a censura não lhe tinha permitido mostrar.

«[Neste livro] Svetlana Alexievich resume centenas de entrevistas com mulheres e alguns homens que sobreviveram à invasão, ocupação e guerra de libertação contra os nazis entre 1941 e 1945. Tão ou mais importante do que os testemunhos, extraordinária galeria num museu da memória, são os sentimentos que a repórter grafou, após cada entrevista, no seu diário e que apresenta na introdução do livro e nas primeiras páginas de cada capítulo.»

El Mundo

«Quando foi publicado nos anos oitenta, A Guerra não Tem Rosto de Mulher chamou a atenção e mereceu o elogio de Mikhail Gorbachev, então líder soviético. Há alguns anos, Svetlana Alexievich e Gorbachev encontraram-se pela primeira vez. Perguntou ele: “Sendo a senhora tão pequena, como consegue escrever livros tão grandes?” Alexievich

recorda a história e a resposta com um sorriso:“O senhor também não é propriamente um gigante, e conseguiria destruir um império.”»

The New York Times

«Pela sua escrita polifónica, um monumento ao sofrimento e à coragem na nossa época.»

Comité do Prémio Nobel de Literatura

GÉNERO
Ficción y literatura
PUBLICADO
2022
23 de septiembre
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
437
Páginas
EDITORIAL
PRH Grupo Editorial Portugal
VENTAS
Penguin Random House Grupo Editorial, SAU
TAMAÑO
1.8
MB

Más libros de Svetlana Alexievich

2015
2015
2016
2016
2019
2016