A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire

A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire

    • $139.00
    • $139.00

Descripción editorial

Em um momento em que o Brasil está vivendo um retrocesso sem precedentes em todas as áreas, a publicação deste A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire vem nos esperançar, porque é uma celebração do amor, da verdade, da ética e da justiça social. Esses, que são forças motrizes da filosofia e da prática educacional e de vida do Patrono da Educação Brasileira, lembram-nos de que o nosso fazer cotidiano pode, sim, fazer frente aos malefícios de um governo odioso.
Como aprendemos ao longo deste livro, boniteza tem dimensão poética, já que é palavra ressignificada – no dicionário, é sinônimo de bonito. Mas o termo freireano não tem a ver exclusivamente com a aparência. É intrínseco ao que é bom, verdadeiro, ecoa a definição platônica de belo.
Boniteza é conceito que tem a ver com a crença em um mundo mais justo. É posicionamento político. Tem a ver com direitos civis e humanos. Fala do trabalho justamente remunerado, da comida na mesa, da escola popular e democrática de qualidade.
Por isso, A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire foi escolhido para iniciar as festividades em torno do centenário de nascimento do Patrono da Educação Brasileira, esse homem que teve a vida norteada por profundo amor e respeito. Organizado por Ana Maria Araújo Freire – conhecida como Nita Freire –, doutora em Educação e viúva do grande educador, o livro reúne quinze artigos de renomados intelectuais nacionais e estrangeiros que discutem o termo boniteza na obra de Paulo Freire e em nosso contexto atual.
A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire é um livro imprescindível para nos mostrar que, imbuídos da potência que a boniteza nos traz, é possível lutar e trabalhar para que a educação libertadora aconteça no cotidiano, em todos os espaços.

GÉNERO
No ficción
PUBLICADO
2021
23 de agosto
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
112
Páginas
EDITORIAL
Paz e Terra
VENDEDOR
DLD Distribuidora de Livros Digitais
TAMAÑO
4.6
MB

Más libros de Paulo Freire

La educación como práctica de la libertad La educación como práctica de la libertad
2014
Cartas a quien pretende enseñar Cartas a quien pretende enseñar
2014
Pedagogía de la esperanza: un reencuentro con la pedagogía del oprimido Pedagogía de la esperanza: un reencuentro con la pedagogía del oprimido
2014
Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa
2014
Pedagogia do oprimido Pedagogia do oprimido
2014
El maestro sin recetas El maestro sin recetas
2016