Descripción de editorial

A educação alcança aspectos da formação moral, intelectual e senso de comunidade, proporcionando um desenvolvimento social saudável e livre de inúmeros tropeços, hoje, vividos pelos brasileiros.

Neste panorama, surge a necessidade da produção científica como forma de alcançar o pensamento crítico sobre a tecnologia, o domínio sobre os seus avanços e questionar os mistérios dos micros e macros universos. 

Produzir ciência é atender aos chamados da natureza humana, é expressar a busca constante de avanços e superar desafios.

De uma forma ou de outra, todos somos cientistas. Todos buscamos respostas e investigamos mistérios, todos temos curiosidade. O homem nasce curioso e ser curioso é ser cientista.

No entanto, nossas escolas não estimulam o espírito científico nos pequenos e, entregando-lhes material pronto, educam mentes acostumadas a usar e aceitar. 

O espírito investigativo e o autodidatismo são sufocados. Nossas crianças são treinadas para serem usuários e ávidos consumidores. É certo que nasceram em um mundo repleto de botões, mas isso não os torna entendedores do que usam e consomem, são meros usuários que se perdem diante de qualquer imprevisto técnico, carecem de conhecimento de base e, na maioria das vezes, sequer vislumbram o que há por trás de seus aparelhos.

Questionando este panorama escasso de produção científica e ausência de espírito investigativo, encontrei, em domínio público, uma coletânea de pequenas histórias sobre a vida de cientistas modernos e sua jornada na produção científica.

São relatos humanos, simples, de gente como a gente que fez a opção de abraçar a ciência e contribuir para o avanço da humanidade. Cada um à sua maneira.

A coletânea “Algumas Razões para ser um Cientista” está disponível no endereço http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20105.

O download é livre, assim como esta edição.

O trabalho original, editado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no formato PDF, pode ser lido em qualquer dispositivo compatível, no entanto, na tentativa de torná-lo mais atraente e convidativo aos jovens, foi convertido para o formato e-book ganhando páginas que rolam, aparência elegante e diagramação suave. Algumas disposições gráficas foram suprimidas, por exigência do novo formato, assim como uma nova capa. Ainda assim, o conteúdo foi reproduzido integralmente, respeitando a essência do trabalho, a organização dos textos, créditos e introdução.

Não há nenhuma intenção financeira neste processo de conversão. O desejo é apenas permitir que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo e, dessa forma, inspirem-se e acreditem que também possam ser cientistas e, algum dia, contribuir para um Brasil melhor e, quem sabe, responder algumas das inúmeras perguntas ainda sem resposta neste vasto universo.

Esperamos que essa iniciativa lhe traga uma boa e estimulante leitura.

Se você for um jovem estudante, acredite: Você pode ser um cientista.
Dedico minhas palavras, e a palavra de cada cientista deste trabalho, à pequena Sophia. Que sua escolha em tornar-se uma astrofísica lhe traga a alegria e a elucidação que só os cientistas compreendem.

GÉNERO
Técnicos y profesionales
PUBLICADO
2017
julio 26
LENGUAJE
PT
Portugués
EXTENSIÓN
136
Páginas
EDITORIAL
Kqui-Studio
VENDEDOR
Leandro Modesto Rodrigues Junior
TAMAÑO
964.7
KB