Ladivine Ladivine

Ladivine

    • $229.00
    • $229.00

Descripción editorial

Artífice de uma obra literária que não se esquiva a provocar desassossego, Marie NDiaye traz-nos uma história de laços de sangue, pesadas heranças e segredos intocáveis.

«Trinta anos mais tarde, ainda se censuraria por ter mostrado a Ladivine, nas primeiras semanas da sua existência, a inquietante figura da melancolia.»

Todos os meses, há um dia em que Clarisse Rivière — ou melhor, Malinka — deixa o marido e a filha, apanha um comboio em segredo e vai visitar a mãe — Ladivine —, que a criou sozinha, na periferia de Paris, quando não estava a trabalhar nas limpezas. Anos antes, Malinka mudara de cidade e de nome e, durante muito tempo, manteve um jogo duplo: a sua nova família desconhecia a existência de Ladivine. Até que, abandonada pelo marido, Malinka/Clarisse procura conforto num homem perigoso, que precipitará uma tragédia.

Será a filha de Clarisse — de nome Ladivine — quem virá juntar os despojos destas muitas vidas. Sobre ela, contudo, paira também um mistério, talvez uma maldição. De férias num país longínquo, é confundida, na rua, com outra mulher. Sucedem-se episódios violentos, inverosímeis. Haverá redenção para os fantasmas do passado?

Narrativa magistral sobre um legado de vergonha transmitido entre mulheres da mesma desafortunada família, a malha apertada de Ladivine oscila entre uma realidade crua e um plano quase mitológico, profundamente inquietante.
ROMANCE FINALISTA DO BOOKER PRIZE E DO INTERNATIONAL DUBLIN LITERARY AWARD
AUTORA VENCEDORA DO PRÉMIO GONCOURT

Os elogios da crítica:

«Uma obra poética, em que o fardo do amor familiar e dos enigmas que herdamos se revela impossível de suportar.»
The New Yorker

«Se algum escritor europeu contemporâneo está prestes a alcançar um reconhecimento como o de Elena Ferrante, é Marie NDiaye, e com todo o mérito.»
Flavorwire

«Um romance cheio de poder e mistério, com uma tempestuosa história de sombras, enraizada na ideia de exílio. As mulheres de Ladivine vivem sufocadas pela violência e pela perda.»
The New York Times Book Review

«Assinalando as angústias do presente e propondo respostas novas para dilemas ancestrais, Marie NDiaye é autora de uma obra literária tão inovadora quanto impressionante.»
The New Republic

«A escrita de NDiaye é frequentemente comparada a Proust. A autora cria um universo de enigmas, sonhos e sensualidade, num estilo finamente burilado.»
World Literature Today

«A violência contida, a metamorfose e um halo mítico pairam sobre a prosa assente numa realidade marcada pela bruma. [...] Se Ladivine é um livro sobre mães e filhas, também é sobre o peso da origem, aquilo que se tenta apagar e que regressa. [...] A narrativa acompanha viagens, mortes, reencontros, mas o que perdura não é o enredo: é o clima, o assombro, o ritmo lento, mas firme, como se cada frase tivesse de passar por uma espécie de filtro, uma nuvem antes de chegar à página. A consequência é uma leitura vertiginosa e densa, como quem entra num quarto escuro e aprende a ver aos poucos.»
Isabel Lucas, Público


«Marie Ndiaye lança-se à prosa como quem mergulha. [...] O grande mérito do romance passa pela forma como a autora consegue contar esta história, tecendo tantos elementos, sem nunca ceder à tendência contemporânea de etiquetar ou catequizar. Embora estejam presentes na narrativa várias questões de género, de classe e de raça, as personagens não se perdem a expô-las ou a verbalizá-las. [...] A prosa de Ndiaye é enxuta, permitindo ao leitor encarar a tela de uma vida [...], num jogo que garante tensão até ao fim.»
Ana Bárbara Pedrosa, Observador

GÉNERO
Ficción y literatura
PUBLICADO
2025
6 de octubre
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
416
Páginas
EDITORIAL
ALFAGUARA
VENDEDOR
Penguin Random House Grupo Editorial, SAU
TAMAÑO
1.3
MB
Three Strong Women Three Strong Women
2012
The Witch The Witch
2026
Le bon Denis Le bon Denis
2025
Mía es la venganza Mía es la venganza
2021
La Chef La Chef
2022
A vingança é minha A vingança é minha
2024