Matrescência Matrescência

Matrescência

sobre a metamorfose da gravidez, do parto e da maternidade

    • Pedido anticipado
    • Se espera: 9 mar 2026
    • $279.00
    • Pedido anticipado
    • $279.00

Descripción editorial

Nesta investigação inovadora e pessoal, a jornalista científica Lucy Jones parte da própria experiência de maternidade para explorar as transformações físicas, mentais e sociais que as mulheres vivenciam ao se tornarem mães. Valendo-se de um amplo conjunto de pesquisas de diversos campos — neurociência, biologia evolutiva, psicanálise, ciências sociais, filosofia e ecologia —, Jones demonstra que, ao longo desse processo de transição, as mudanças no corpo e no cérebro são muito mais profundas e duradouras do que fomos levados a acreditar, e que o trabalho de cuidado é mais indispensável do que estamos dispostos a reconhecer.

Ao direcionar o olhar para o desenvolvimento da mãe e não o do bebê, a autora articula o conceito de "matrescência" — cunhado nos anos 1970 pela antropóloga Dana Raphael, que compara esse período à infância e à adolescência — e o localiza nos dias atuais, descrevendo o impacto do capitalismo na perpetuação do isolamento das mães e nas expectativas irreais e opressivas em torno da maternidade.

Sob um ponto de vista abrangente e meticuloso, a autora apresenta questões pouco exploradas pelo poder público, como o fato de episódios depressivos dobrarem na matrescência e de esse número ser ainda maior entre pessoas negras e grupos socioeconômicos vulneráveis. Além de temas pouco debatidos dentro e fora da comunidade científica: as alterações cerebrais e hormonais durante e após a gravidez; o histórico de intervenção médica durante o parto e as iniciativas para minimizar a dor; o silêncio em torno da amamentação mista; a adaptação cognitiva que acomete inclusive os cuidadores não gestantes, entre outros.

Intercalando os capítulos com descrições do processo de metamorfose de outros seres vivos, Jones mostra que a mudança dita "natural" nem sempre é bela, e que nossas ideias de um "instinto" materno são, em grande parte, inventadas. Assim, Matrescência nos conduz a outras formas de pensar e de cuidar, convidando a reimaginar uma experiência que é, acima de tudo, política, repleta de "conflito, dominação, drama, luta e poder".

GÉNERO
Padres
DISPONIBLE
2026
9 de marzo
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
384
Páginas
EDITORIAL
Fósforo
VENDEDOR
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
Launch in to Space Launch in to Space
2014
Desastres Desastres
2021
Matrescence Matrescence
2023
Matrescence Matrescence
2024
Matrescencia Matrescencia
2026
La specie solitaria La specie solitaria
2020