Descripción editorial

A liberdade é a premissa de toda arte. Aquilo que se vê e se sente pode ser expressado de infinitas formas, por diferentes razões, chegar a pessoas e lugares de um modo absolutamente único e, ainda assim, universal. A Poesia vem do mesmo berço e, embora não precise servir a um propósito, pode ter um alcance extraordinário.

É neste contexto que nasce a Poesia libertadora: antologia Prêmio Absurtos de Poesia 2019. Mais do que uma coletânea de poemas em torno de um tema, é o encontro de poetas de todas as regiões do Brasil nesta grande celebração que é a obra inaugural da Absurtos Editora.

A seleção de um número limitado de autores, ainda que obedeça a critérios rigorosos e éticos, jamais será suficientemente justa nem dará conta de toda a diversidade de estilos e formas de representatividade. No entanto, entendemos que um concurso literário seria perfeito para conhecer o máximo possível da produção poética nacional e nos proporcionar material rico o bastante para realizarmos um recorte democrático.

Foram centenas de inscritos, o que nos deu algum trabalho para estabelecer os vencedores do prêmio (tão difícil, que tivemos um empate entre três poetas na terceira colocação). Para compor a antologia, escolhemos poemas que vão do soneto ao verso livre; que falam de amor, de questões sociais, políticas ou filosóficas. No mesmo conjunto convivem o erudito e o popular, o clássico e o vanguardista, a tese e a síntese. Há equilíbrio na quantidade de autores e autoras e a faixa etária vai de 18 a 70 anos de idade. Todos nos apresentando a sua visão do que possa ser uma poesia libertadora.

Tem sido um aprendizado imenso estar em contato com tantos poetas e ter a confiança de todos eles para que pudéssemos editar, preparar, revisar, diagramar e lançar esta antologia tão esperada, bem-vinda e necessária.

Aos autores aqui reunidos, desejamos revê-los em novos livros. E aos leitores, que se deleitem com a Poesia libertadora. Que seja um voo pleno, bonito e que nos leve sempre além. Poesia sempre!

GÉNERO
Ficción y literatura
PUBLICADO
2020
17 de febrero
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
45
Páginas
EDITORIAL
Absurtos Editora
VENTAS
Smashwords, Inc.
TAMAÑO
1.9
MB

Más libros de Rose Almeida

2021