Por uma revolução africana Por uma revolução africana

Por uma revolução africana

Textos políticos

    • $139.00
    • $139.00

Descripción editorial

Uma poderosa coletânea que marca o desenvolvimento político e filosófico de um dos mais importantes pensadores da luta antirracista e anticolonial.

Recém-formado, em 1953 Frantz Fanon deixa a França para chefiar a ala psiquiátrica de um hospital na Argélia, encontrando um país em combustão social. No ano seguinte, eclode a guerra pela independência. Mergulhado na situação dramática vivida pelo povo argelino e africano em geral, ele adere ao movimento revolucionário como intelectual e militante da Frente de Libertação Nacional.
Por uma revolução africana é uma bússola do percurso de Fanon, oferecendo um panorama privilegiado do desenvolvimento de sua obra e de suas teses políticas, filosóficas e psicanalíticas. Escritos entre 1951 e 1961— anos decisivos em que produziu os clássicos Pele negra, máscaras brancas e Os condenados da terra — e agora reunidos nessa poderosa coletânea de artigos, ensaios e cartas, seus textos políticos dão prova da potência transformadora e original que fez de seus pensamentos e ações um modelo paradigmático do intelectual ativista.
Médico, filósofo político, teórico do colonialismo e das possibilidades de superá-lo, militante da independência africana, o psiquiatra martinicano foi antes de tudo um revolucionário, inspiração central para os movimentos negros e de direitos civis no mundo. Por meio de uma profunda análise da situação do colonizado — que pode diagnosticar através de sua experiência médica diária —, Fanon disseca a opressão imperialista e o efeito psicológico devastador causado pelo racismo, examinando questões como o panafricanismo, os sentidos da negritude na África e no Caribe e a atitude da esquerda francesa diante da Guerra da Argélia.
Autor incontornável, Frantz Fanon nos dá as chaves para compreender os mecanismos da estrutura racista e colonial que segue nos assombrando.

O livro tem prefácio de Deivison Faustino, professor da Unifesp e especialista na obra de Fanon.

"O mais poderoso teórico do racismo e do colonialismo do século XX." — Angela Davis

GÉNERO
Política y actualidad
PUBLICADO
2021
8 de marzo
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
272
Páginas
EDITORIAL
Zahar
VENTAS
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
2
MB

Más libros de Frantz Fanon

Piel negra, máscaras blancas Piel negra, máscaras blancas
2009
Piel negra, máscaras blancas Piel negra, máscaras blancas
2009
Pele negra, máscaras brancas Pele negra, máscaras brancas
2020
Trecho do livro Alienação e liberdade – Escritos psiquiátricos Trecho do livro Alienação e liberdade – Escritos psiquiátricos
2020
Black Skin, White Masks Black Skin, White Masks
2021
Black Skin, White Masks Black Skin, White Masks
2022