Explosão Explosão

Explosão

Romance da Etnologia

    • USD 9.99
    • USD 9.99

Descripción editorial

Autoficcional, experimental e metaliterário, Explosão é um romance insólito nascido das viagens de Hubert Fichte ao Brasil. Autor de interesses diversificados, Fichte concentra-se sobretudo nas perscrutações acerca das culturas africanas e afrodiaspóricas, chegando às terras brasileiras para pesquisar, por meio de uma etnografia subjetiva, religiões sincréticas afrobrasileiras. Sendo ele mesmo homossexual, vive, observa e relata também o universo gay, ainda muito marginalizado nos anos 1970 e 1980.



Jäcki e Irma, os protagonistas, constituem projeções autoficcionais do próprio Fichte e de sua companheira, a fotógrafa Leonore Mau. Viajando pelo Rio de Janeiro, Salvador, São Luís do Maranhão e outras localidades ao norte e nordeste do país, os dois descobrem, a partir do ponto de vista da vivência subjetiva, a riqueza das religiões afrobrasileiras, travam conhecimento com pais e mães de santo, mergulham na cosmologia do candomblé e da umbanda, e participam de rituais diversos. Em meio a essas investigações etnoreligiosas, Jäcki narra suas vivências e encontros sexuais com homens e suas perambulações por zonas de prostituição homossexual, em descrições vívidas e pungentes, bem como as perseguições policiais e violências de toda a sorte cometidas contra gays e travestis no Brasil da ditadura militar e da redemocratização.



Entre carnavais, prostíbulos, oferendas aos orixás, índices de violência e desemprego, Jäcki encontra também nomes célebres da intelectualidade ativos no Brasil e na América do Sul de seu tempo, como Pierre Verger, Oscar Niemayer, Jorge Luis Borges e Salvador Allende, todos relatados ao longo do seu processo de narrar e autonarrar.

GÉNERO
Ficción y literatura
PUBLICADO
2017
28 de noviembre
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
844
Páginas
EDITORIAL
Hedra
VENDEDOR
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
3.4
MB

Más libros de Hubert Fichte

»In Gedanken unterhalte ich mich die ganze Zeit mit Dir.« »In Gedanken unterhalte ich mich die ganze Zeit mit Dir.«
2024
Ich beiße Dich zum Abschied ganz zart Ich beiße Dich zum Abschied ganz zart
2016